Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA UROTELIAL DE TRATO URINARIO SUPERIOR

Introdução

Tumores uroteliais de pelve renal e de ureter são raros e correspondem a aproximadamente 5% das neoplasias uroteliais, e entre 5 a 7% das renais, sendo 17 vezes menos frequentes do que tumores de bexiga. São mais frequentes na pelve que no ureter, onde há mais envolvimento distal, seguido das porções média e proximal. As causas dos tumores uroteliais altos aparentam ser as mesmas dos tumores uroteliais de bexiga. Exposição a tabaco, analgésicos e agentes químicos industriais, como derivados de indústrias de borracha e de têxteis, são considerados fatores de risco. Este relato tem como objetivo descrever um caso de carcinoma urotelial em porção distal de ureter e pleitear a respeito do tratamento.

Relato de Caso

Paciente masculino, 68 anos, natural e residente de Campos dos Goytacazes-RJ, compareceu ao ambulatório queixando-se de hematúria macroscópica intermitente e indolor há 3 meses. Relata suspensão de tabagismo há 20 anos, carga tabágica de 60 maços/ano. O exame físico procedeu-se sem comemorativos, EAS com hematúria macroscópica e, exames laboratoriais com ureia de 33 mg/dL e creatinina de 0,8 mg/dL. Foi solicitado ultrassonografia (US) renal e de vias urinárias e ressonância magnética (RNM) de abdome e pelve. Em US, encontrou-se dilatação pielocalicial em rim esquerdo com afilamento do parênquima e rim direito normal. Em RNM, lesão infiltrativa no terço distal do ureter esquerdo, após cruzamento com vasos ilíacos; rim ipsilateral com características de exclusão funcional e linfadenomegalia em cadeia ilíaca externa esquerda, com aspecto neoplásico secundário. Assim, foi encaminhado para realização de cistoscopia e ureteroscopia com biopsia, sendo diagnosticado carcinoma urotelial de alto grau. Logo, com estadiamento TNM T3 N1 M0, indicou-se tratamento cirúrgico com Nefroureterectomia radical videolaparoscópica mais linfadenectomia retroperitoneal esquerda.

Discussão

Carcinomas uroteliais representam 90% dos tumores do trato urinário superior. A morfologia é similar à dos tumores do trato urinário inferior, com graduação histológica em tumores de baixo e de alto graus. O grau da lesão e seu estadiamento patológico são os principais fatores prognósticos. Os principais sinais e sintomas dos tumores uroteliais do trato urinário alto incluem hematúria macroscópica em 60 a 75% dos pacientes, dor lombar em 30 a 40% e raramente massa palpável. Neste caso, como na maioria das neoplasias de trato urinário superior, a técnica cirúrgica empregada permitiu ressecção do rim, ureter e da porção vesical periureteral; além da linfadenectomia retroperitoneal favorecendo bons resultados no pós-operatório.

Palavras Chave

Carcinoma urotelial; Pelve renal; Ureter.

Área

UROLOGIA

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luiz Felipe Martins Cruz, Tarcísio Pereira da Rocha Junior, Mateus Santos Matos, Leandro Santos Mozeli, Inês Raquel Alves da Silva Rosário, Pillar Souza Viana Cancio, Suellen dos Santos Rangel, Gilberto Rangel de Souza Oliveira