Dados do Trabalho


Título

DIVERTICULITE DE CÓLON TRANSVERSO: RELATO DE CASO

Introdução

A doença diverticular dos cólons consiste na protrusão da mucosa intestinal através das fibras musculares ¹. Esta relacionada com a redução da resistência da parede muscular intestinal e aumento da pressão intraluminal, intimamente ligado a dieta pobre em fibra ² e idade, com prevalência de 80% nos maiores de 85 anos¹ㅤ². Cerca de 10% dos pacientes evolui para quadro de diverticulite aguda ², que ocorre predominantemente no sigmóide (60-85%) e descendente (15%), sendo o transverso acometido em apenas 2,6% dos casos ³. Nesse relato, aborda-se caso de paciente com essa infrequente manifestação.

Relato de Caso

Homem, 44 anos, procurou o Pronto Socorro do Hospital São Paulo por abaulamento abdominal há 7 dias, parada evacuação há 5 dias e febre de 38°C. Nega náusea ou vômito. Ao exame físico apresentou abdômen doloroso à palpação de epigastro com massa endurecida, fixa, sem flutuação ou alteração térmica. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Tomografia computadorizada de abdome com contraste evidenciou espessamento parietal em cólon transverso, assimétrico, irregular, com espessura de 1,4 cm x 6 cm, associado à densificação dos planos adiposos adjacentes com coleção na parede abdominal medindo 10,2 x 4,6 x 7 cm. Interpretado como neoplasia de cólon transverso, com sinais de complicação. Paciente submetido a laparotomia exploradora e identificado cólon transverso com paredes espessadas, bloqueio em parede anterior associado a coleção que abaulava região de epigastro. Em virtude da possibilidade de neoplasia de cólon transverso abscedada foi optado por colectomia subtotal associada a ileoretoanastomose primária latero-lateral. O estudo histopatológico confirmou diverticulite aguda. Paciente ficou 2 dias em UTI e após boa evolução na enfermaria recebeu alta hospitalar.

Discussão

Apesar da doença diverticular dos cólons ser frequente em nosso meio, seu desenvolvimento em cólon transverso é incomum, compreendendo menos de 6% das manifestações em todo trato gastrointestinal ¹. Menos frequente ainda é sua evolução para diverticulite aguda. Em consonância, esse achado incomum reflete uma escassa descrição na literatura, havendo menos de 50 casos relatados até os dias atuais ⁴. Devido à baixa incidência, os sinais e sintomas costumam ser interpretados como pancreatite, apendicite, colecistite, úlcera duodenal perfurada e até pielonefrite ⁶. E mesmo ao identificar-se o cólon como a causa dos sintomas, em 63% dos casos interpreta-se erroneamente como neoplasia ⁶. Em consonância, no presente caso a neoplasia foi a principal hipótese aventada, levando à indicação cirúrgica. O tratamento indicado para a diverticulite em cólon transverso é a ressecção e anastomose primária ⁶. De todo modo, percebe-se que, apesar do diagnóstico de diverticulite em cólon transverso ser raro e complexo, o desenvolvimento contínuo dos métodos de imagem tende a tornar o diagnóstico mais frequente ⁶, possivelmente permitindo tratamento não operatório em casos selecionados.

Palavras Chave

Diverticulite de Transverso

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Lucas Ferreira Bento, Maíra do Patrocínio Padilha, Giovanna Corrêa Moura, Alan Brito Botelho, Felipe David Mendonça Chaim, Maija Fabiana Ramos Pereira, Eduardo Iwanaga Leão