Dados do Trabalho


Título

OSSIFICAÇAO HETEROTOPICA EM CICATRIZ ABDOMINAL MEDIANA - RELATO DE CASO

Introdução

Ossificação heterotópica é a formação de tecido ósseo fora do sistema esquelético e pode ocorrer em qualquer área de partes moles, como pele, cicatrizes e até mesentério. Embora porra ocorrer em qualquer cicatriz da parede abdominal, parece ser mais comum em laparotomias supraumbilicais. A patogênese permanece incompletamente evidenciada, havendo teorias que indicam “semeadura” de células do periósteo do xifóide na linha da cicatriz; outra teoria aponta para a diferenciação de células pluripotentes mesenquimais musculares em osteoblastos e condroblastos.
A importância do reconhecimento desta patologia na prática clínica se dá por ser possível causa de dor na cicatriz cirúrgica e por ser fator confusional, levando à suspeita de corpo estranho ou recidiva tumoral.

Relato de Caso

LDG, 85 anos, foi admitido via pronto socorro referenciado de serviço secundário, com queixa de dor abdominal periumbilical há uma semana associada a redução de hábito evacuatório, distensão abdominal e perda ponderal de dez porcento em 2 meses. Possuía como antecedentes: hipertensão arterial, tabagismo e passado de laparotomia mediana prévia em 1980 por úlcera duodenal perfurada. O exame físico mostrava cicatriz mediana com massa endurecida à palpação em subcutâneo até 7 cm abaixo da topografia habitual do apêndice xifóide. Estava anêmico (Hb de 7,4). As radiografias de tórax e abdomen não possuíam alterações. Foi realizada uma tomografia computadorizada de abdômen que evidenciou: massa provavelmente neoplásica de cólon ascendente com linfonodomegalia associada, sem plano de clivagem com segmento VI hepático; massa com densidade de osso em cicatriz mediana medindo 7 cm a partir do xifóide. A colonoscopia mostrou massa intransponível em ângulo hepático do cólon.
O paciente foi submetido à laparotomia com colectomia direita oncológica associada a exérese de massa de cerca de 7 cm em tecido subcutâneo na linha Alba abaixo do xifóide mas sem continuidade direta com ele. O exame anatomopatológico mostrou na macroscopia fragmentos ósseos de 7,5 por 1,8 cm e 6,0 por 1,0 cm; e na microscopia tecido ósseo organizado cortical e medular.

Discussão

Embora haja um estudo relatando incidência de até 25% de ossificação heterotópica em cicatrizes abdominais, acredita-se que esta condição torna-se sintomática em um pequeno grupo de pacientes. Há poucos grandes estudos epidemiológicos sobre o tema; no entando, o paciente em questão parece adequar-se a tendência desta patologia desenvolver-se preferencialmente em homens (89%), com idade variável entre a segunda e a nona década de vida. A maioria dos casos é diagnosticada no primeiro ano pós operatório e pode até regredir espontaneamente, sendo menos documentados os casos com diagnóstico tardio como o do paciente em questão. Deve-se atentar que, embora raros, foram relatados casos de transformação maligna (osteossarcoma). Quanto ao tratamento, até maiores estudos validarem outras modalidades de tratamento, a excisão cirúrgica tem sido utilizada.

Palavras Chave

Ossificação heterotópica; Cicatriz abdominal mediana

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Miguel Marques Mendonça, EMERSON Abdulmassih Wood da Silva, Luciano Ricardo Pelegrinelli, Lidia Alberoni Neves de Assis, Ana Paula Fernandes Braga, Ighor Pereira Inocencio Oliveira, Bianka de Oliveira Silva