Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DA OBESIDADE NOS MILITARES DA ATIVA DO CBMERJ COM VISTAS A SUA INCLUSAO NO PROGRAMA DE CIRURGIA BARIATRICA

Objetivo

Avaliar a prevalência de obesidade dos militares da ativa do CBMERJ com obesidade e indicação de cirurgia bariátrica.
Determinar a prevalência de obesidade mórbida nos militares da ativa do CBMERJ;
Determinar a prevalência de militares obesos com indicação de cirurgia bariátrica;
Propor uma estratégia que amplie o acesso dos militares com indicação de cirurgia bariátrica ao programa de Cirurgia Bariátrica do HCAP

Método

Estudo transversal descritivo que utilizou dados secundários à estatística das inspeções periódicas de saúde dos militares da ativa do CBMERJ, realizadas entre janeiro e dezembro de 2018. As variáveis quantitativas coletadas do banco de dados da Diretoria Geral de Saúde foram idade, peso, altura e IMC. Como variáveis qualitativas, além do gênero, foram identificadas as comorbidades associadas à obesidade mais comuns: HAS, DM2 e dislipidemia. As demais patologias que também figuram como critérios para indicação de cirurgia não foram consideradas nesta pesquisa pela ausência de exames necessários ao seu diagnóstico durante a inspeção. Foram incluídos no estudo todos os militares que realizaram a inspeção anual de saúde em 2018 e excluídos aqueles com falhas ou inconsistências no preenchimento dos dados da inspeção.Realizou-se a análise quantitativa dos dados, estratificando os militares conforme o IMC: baixo peso (IMC < 18,4 kg/m 2 ), normal (IMC de 18,5 a < 25 kg/m 2 ), sobrepeso (IMC de 25 a < 30 kg/m 2 ) e obesos (IMC ≥ 30 kg/m 2 ). Aqueles classificados como obesos, foram subclassificados em obesidade leve (classe 1 – IMC de 30 a < 35 kg/m 2 ), moderada (classe 2 - IMC de 35 a < 40 kg/m 2 ) e grave ou mórbida (classe 3 - IMC ≥ 40 kg/m 2 ). Foram analisadas as prevalências da obesidade na corporação com foco na identificação dos militares obesos mórbidos e aqueles com obesidade classe 2 que apresentavam comorbidades associadas, grupos específicos com indicação de cirurgia bariátrica. Os dados para realização da análise estatística do estudo foram fornecidos pela DGS do CBMERJ, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Resultados

De um total de 9.892 bombeiros, 81,4% eram homens e 18,6% mulheres. 29,3% dos bombeiros apresentava-se na faixa normal do IMC e quase metade do grupo foi classificado como sobrepeso (49,6%). A prevalência de obesidade classe 1 e 2 foi de 16,7% e 3,3%, respectivamente e obesidade mórbida de 0,8%. Constatou-se assim, que o número de militares com IMC acima do normal foi de 6.973 (70,5%) e de obesos 2.066 (20,8%). O número de bombeiros com indicação de tratamento cirúrgico chegou a 315.

Conclusões

A prevalência de obesidade encontrava-se alta, semelhante à da população brasileira em geral, quando era esperado uma prevalencia menor, visto a funcao profissional. Tanto a HAS quanto a DM2 mostraram-se muito prevalentes nos militares obesos, elevando os riscos de complicações cardiovasculares. O número de militares com indicação de tratamento cirúrgico foi grande, configurando um grande problema de saúde a corporação.

Palavras Chave

1- Obesidade. 2- Obesidade mórbida. 3- Índice de massa corporal. 4-Cirurgia bariátrica. 5- Bombeiros.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

CORPO DE BOBEIRO MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNA FREIXO PRESTES, LUIZ PAULO JACOMELLI RAMOS, MARCOS ALEXANDRE BALIEIRO, LUIZ ALBERTO DANON