Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO E PERCEPÇAO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE HABILIDADES CIRURGICAS EM UMA UNIVERSIDADE DA GRANDE SAO PAULO.

Objetivo

Avaliar a visão dos professores sobre o aproveitamento e evolução dos monitores, bem como a auto-avaliação destes sobre sua evolução do conhecimento sobre as técnicas cirúrgicas.

Método

Realizou-se um estudo de corte transversal observacional, através da aplicação de 2 questionários na qual continham questões de múltipla escolha e dissertativa, aplicados para os docentes e os alunos que exerceram a monitoria durante período de 2017 a 2019. Este foi elaborado pelo próprio grupo com base em artigos que abordavam o mesmo tema. Para análise estatística, realizou-se análise exploratória de dados através de medidas resumo no software R.

Resultados

A amostra contemplou 5 docentes e 25 monitores que freqüentavam o oitavo semestre do curso de medicina, no período de 2017 a 2019, sendo a maioria do sexo feminino. Em relação ao motivo para se candidatar à monitoria, 37,1% relataram afinidade com o assunto e 25,7% possibilidade de aprimorar as técnicas cirúrgicas. Quanto aos docentes, 60% relataram a monitoria como oportunidade de aumentar o conhecimento dos monitores sobre a área. No início do programa apenas 4% dos entrevistados relataram ótimo conhecimento da disciplina, já ao final esse valor passou para 40%, em concordância com a avaliação dos docentes. Em relação à capacidade dos monitores em transmitir o conhecimento para os alunos, tanto os alunos (60%) quanto os docentes (60%) a consideraram como satisfatória. De acordo com as expectativas em relação ao programa, 60% dos monitores relataram ter atingido além do esperado. Sobre o programa de monitoria, 60% dos docentes consideraram ótimo e relataram que a dificuldade para seu funcionamento tenha ocorrido devido a pouca disponibilidade de horário entre os alunos interessados (60%).

Conclusões

Verificou-se que os dados do trabalho foram compatíveis com o método "See one, do one, teach one", baseado neste estudo. Além dos resultados positivos em relação às técnicas de aprendizagem cirúrgica, contribuiu expressivamente para a autoconfiança em relação à disciplina. Os resultados foram compatíveis tanto na visão dos monitores quanto dos docentes, indicando a importância do programa de monitoria para aperfeiçoamento não somente profissional, mas como forma desenvolvimento intra e interpessoal.

Palavras Chave

Monitoria, Prática cirúrgica, educação médica.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Carolina Borges Amaral, Rafaella Alves de Almeida, Carolina de Oliveira Silva, Luis Otavio Buassali Fredini, Pablo Eduardo Elias