Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL POR HAMARTOMA EM ADULTO JOVEM: RELATO DE CASO

Introdução

Intussuscepção é descrita como uma invaginação de um segmento de intestino dentro do lúmen de um segmento adjacente, cursando com inflamação e obstrução intestinal. A prevalência de intussuscepção em adultos é descrita como pouco frequente, correspondendo por menos de 5% dos casos de intussuscepção e 1% das obstruções intestinais em adultos. Sua apresentação clínica vaga e inespecífica difere dos quadros clássicos dos pacientes pediátricos, dificultando e atrasando o diagnóstico. A presença de lesões causadoras é rotineira e as principais causas são lesão tumoral benigna (37,4%) e maligna (32,9%), seguidas por causa idiopática (15,1%).

Relato de Caso

G.B., 23 anos, procedente de Porto Alegre, procurou atendimento numa unidade de pronto atendimento com dor abdominal intensa com duração de dois dias e vômitos escuros, foi liberada com diagnóstico de gastroenterite aguda após exames laboratoriais e radiografia de abdome. No mesmo dia, houve piora da dor e a paciente buscou atendimento na emergência de um hospital de Porto Alegre. Ao exame físico, a paciente encontrava-se com sinais vitais estáveis, dor à palpação no andar superior do abdome e sem sinais de peritonismo. Os exames laboratoriais apresentavam leucocitose neutrofílica e elevação do potássio plasmático. Realizou ultrassonografia que apontou invaginação intestinal. Em seguida, a tomografia computadorizada de abdome com contraste diagnosticou invaginação de segmento de jejuno com dilatação a montante e sinais de sofrimento de alça. Havia uma área de hiper-realce de 5 cm no segmento proximal do intussuscepto que não foi possível precisar a etiologia. A modalidade terapêutica foi laparotomia exploradora por intussuscepção de delgado proximal. A redução mecânica do intussuscepto falhou e realizou-se a ressecção de 1,5 metros de delgado proximal. O diagnóstico anátomo-patológico da lesão encontrada foi de hamartoma. Não houve intercorrência no pós-operatório.

Discussão

A intussuscepção é incomum em jovens adultos e os sintomas inespecíficos de dor abdominal e vômitos escuros fazem dela uma hipótese diagnóstica incomum entre os médicos. O primeiro atendimento, suportado por exames laboratoriais e radiografia de abdome, diagnosticou gastroenterite aguda, uma das condições frequentemente confundidas. A realização da ultrassonografia e confirmação dos achados pela tomografia computadorizada foi fundamental, testes apresentados pela literatura como os de melhor acurácia. Os tratamentos cirúrgicos de ressecção imediata e a redução seguida de ressecção representam 80% dos procedimentos empregados na intussuscepção. Lesão benigna é a causa mais comum de intussuscepção do intestino delgado, entretanto, hamartomas são causas raras de intussuscepção. O caso mostra a importância da suspeita médica mesmo em quadros inespecíficos e da escolha adequada de exames de imagem para o diagnóstico preciso de intussuscepção.

Palavras Chave

Intussuscepção. Hamartoma.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Mateus Alessio Pereira, Deise Dessanti, Felipe Cunha Mezzomo, Sasha Keith Kovaliuk, Diego Seibel Jr, Vitor Augusto Doncatto, Rodrigo dos Santos Falcão, Gabriela Teixeira da Silveira