Dados do Trabalho


Título

ULCERA PEPTICA PERFURADA ASSOCIADA A H. PYLORI: RELATO DE CASO

Introdução

O abdome agudo perfurativo é uma das síndromes mais frequentes dentre as urgências abdominais não traumáticas, sua etiologia é variada e pode ser decorrente de processos inflamatórios como a úlcera péptica que é causada por um desequilíbrio entre a barreira mucosa e a produção de conteúdo gástrico ácido que pode ser gerado pela Helicobacter pylori, uso de anti-inflamatórios não esteróide (AINES), álcool e fumo. O tratamento com inibidores de bomba de prótons e bloqueadores H2 tem diminuído a incidência de novas lesões e da necessidade de procedimentos cirúrgicos, porém a incidência de complicações permanece inalterada.

Relato de Caso

J.G.O, sexo masculino, 51 anos, admitido no serviço de emergência com queixa de dor abdominal há 1 dia, relatando dor súbita em aperto na região epigástrica, a qual piora com alimentação e nega fatores que melhorem quadro álgico. Informa perda de 5 kg em 3 meses, portadora de hipertensão arterial sistêmica, ex-tabagista, ex-etilista e faz uso de AINES para dorsalgia. Ao exame físico abdominal apresentava abdome plano, tenso, doloroso a palpação superficial e profunda, principalmente em epigástrio, sinais de peritonite, ruídos hidroaéreos diminuídos. Extremidades sem edemas, homans negativo e bem perfundidas. Ao exame laboratorial obteve Hb:12,5 e Ht:37. Realizou-se uma radiografia constatando a presença de um pneumoperitônio. Assim, trata-se de úlcera péptica perfurada e ao ser encaminhado para o bloco cirúrgico foi observado líquido na cavidade com restos alimentares tendo um quadro de ulcera péptica perfurada pré-pilórica, sendo necessário proceder a ulcerorrafia. Nesta úlcera foi detectada a presença de Helicobacter pylori a qual tem que ser erradicada. Paciente evolui bem, sem queixas, aceita deita branda, funções excretórias normais, abdome plano, flácido, indolor a palpação e ruídos hidroaéreos positivos. Recebendo alta hospitalar 7 dias de pós operatório.

Discussão

Diante do caso descrito, deve-se reforçar a importância do diagnóstico precoce para determinação da efetivação de uma terapêutica eficaz tendo em vista as inúmeras complicações que podem ser geradas, como sepse e óbito. Desse modo, é importante a conscientização da realização de endoscopia digestiva alta para as pessoas que fazem uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), fumam, bebem e possuem histórico familiar de câncer periodicamente para rastreamento da doença.

Palavras Chave

abdome agudo, úlcera péptica, pneumoperitônio

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Nathalia Maria Menezes Fialho, Arthur Bezerra Lyra Ferreira, Azif Davi Lemos, José Calixto da Silva Neto, Juliana Dantas Abrantes de Melo, Ianny Costa Moura de Paiva, Carlos Emanuel de Sá Pereira Nóbrega, Marcel Martins Marques