Dados do Trabalho


Título

SCHWANNOMA GASTRICO: RELATO DE CASO

Introdução

O schwannoma é uma neoplasia com origem neurogênica, de caráter benigno e crescimento lento, originária nas células de schwann, presentes na bainha de mielina dos nervos periférico. Raramente encontrado no trato gastrointestinal (TGI). Pertence a um grupo de tumores de localização intramural – tumores mesenquimais gastrointestinais, como o GIST, o leiomioma e o leiomiossarcoma.

Relato de Caso

Mulher, 54 anos, em seguimento por nódulos hepáticos, apresenta lesão em pequena curvatura gástrica em exame de ultrassonografia abdominal. Realizada ressonância magnética (RM) que evidenciou formação nodular, medindo 2,6 x 2,5 x 2,0cm, adjacente à superfície externa da pequena curvatura do gástrica, apresentando intensidade de sinal intermediária em T1 e T2, realce homogêneo e progressivo. Realizada endoscopia digestiva alta (EDA) que não identificou a lesão. Optou-se pela realização gastrectomia parcial videolaparoscópica. O anatomopatológico revelou neoplasia mesenquimal fusocelular circunscrita, discretas atipias nucleares e contagem mitótica média de 1 mitose/50CGA, envolvendo camada muscular própria, com 2,5 cm no maior eixo e sem necrose. Mucosa gástrica sem alterações. Limite de ressecção circunferencial livre. A imunohistoquímica (IHQ) apresentou CD34, desmina, actina, CD117 negativos e S100 positivo, os quais associados ao aspecto morfológico confirmaram se tratar de schwannoma gástrico. A paciente apresentou boa evolução pós-operatória.

Discussão

O schwannoma representa 0,2-1% de todos os tumores do TGI. Menos de 300 casos de schwannomas gástricos foram relatados em todo o mundo. Neoplasia de incidência entre os 50-60 anos3, com semelhança entre os sexos. Geralmente são intramurais, embora possam ser extraluminais ou endoluminais. Geralmente cobertos por uma mucosa intacta, envolvem principalmente a submucosa e os músculos próprios. Variam de 0,5 - 11 cm de diâmetro e são esféricos ou ovoides, ocasionalmente multinodular. O tumor é assintomático e usualmente descobertos de forma incidental, no entanto a apresentação clínica pode ser de dor abdominal, constipação, sangramento intraluminal ou intussuscepção. Avaliação inicial com tomografia computadorizada ou RM. Usualmente a EDA apresenta a mucosa íntegra com imagens sugestivas de compressão extrínseca por massas intramurais e biópsias não conclusivas. Diante de um tumor único, ressecável, com alta suspensão de neoplasia mesenquimal, sugere-se ressecção com margens amplas, sem benefício de linfadenectomia, uma vez que o risco de metástases é muito pequeno. O schwannoma apresenta significante pleomorfismo celular, presença de folículos linfoides, raras figuras mitóticas e raros pontos de necrose; Os marcadores na IHQ mais importantes para a diferenciação são: CD117, CD34, proteína S100, GFAP, SMA e desmina Os fatores prognósticos de maior importância dos tumores mesenquimais são o tamanho e o número de mitoses. O tratamento de eleição é a ressecção cirúrgica com margens amplas.

Palavras Chave

Schwannoma Gástrico.

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Antonio Nocchi Kalil, Angelica Maria Lucchese, Estevan Taube Borré, Vitor Augusto Doncatto, Rodrigo Furian El Ammar, Diego Seibel Jr