Dados do Trabalho


Título

NUMERO DE DIAGNOSTICOS E TRATAMENTOS DE CANCER INFANTIL FRENTE A PANDEMIA: UM ESTUDO COMPARATIVO

Objetivo

O atual cenário da pandemia do coronavírus (COVID-19) tem repercussões em todo sistema de saúde. Além da sobrecarga imediata, vai acarretar prejuízos de médio e longo prazo para a saúde populacional. Dessa maneira, esse estudo pretende analisar o cenário brasileiro frente à problemática. Nesse panorama, há evidências que sugerem a redução dos diagnósticos e manutenção de tratamentos em crianças com câncer. Em estudos realizados na América Latina e Europa, esse padrão prejudicial a longo prazo foi visto em muitos países

Método

Avaliação dos dados do DataSUS com os panoramas de diagnóstico e ano de tratamento de câncer na faixa-etária de 0-19 anos, nos anos de 2019 e 2020 - com projeção anual estatística calculada para 2020. Dados obtidos na plataforma em 9 de julho de 2020.

Resultados

Podemos observar que no ano de 2019 foram feitos 15.214 diagnósticos de câncer em pacientes de 0-19 anos. Em contrapartida, em 2020, até o dia 9 de julho, podemos observar apenas 3.983, com estimativa para total para o ano de 7.632,18. Além disso, podemos observar a drástica redução dos tratamentos, com número de tratamentos de 7.116 em 2019 caindo para 1.895 em 2020, com projeção estatística de chegar a apenas 3.631,25.

Conclusões

Essa redução apesar de multifatorial, deve considerar a pandemia como um dos principais fatores deve mobilizar a comunidade médica e de profissionais de saúde a reflexões de como se evitar e amenizar impactos futuros e imediatos a esses pacientes. Apesar das evidências indicarem que a taxa de mortalidade para população pediátrica é baixa, o câncer coloca-os em risco para complicações graves do COVID-19 4,5. Com essa análise, pode-se concluir que são necessários estudos para a área a fim de minimizar os riscos para essa população durante o tratamento, permitindo segurança para realização de procedimentos. Ademais, torna-se fundamental averiguar como prover o diagnóstico precoce em tempos de pandemia para que se haja melhores prognósticos.

Palavras Chave

câncer infantil; diagnóstico; tratamento; civid-19; pandemia; coronavírus.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Izadora Bouzeid Estacia da Silveira, Thomas Kelm, Gabriela Salzano Silva, Diego Seibel Júnior, Danna Gomes Mateus , Isadora Zago Krebs, Armani Bonotto Linhares