Dados do Trabalho


Título

A MIDIA ELETRONICA E O PERFIL DE ESTUDO DO RESIDENTE EM CIRURGIA

Objetivo

A Residência Médica é baseada no treinamento em serviço, aliando tanto atividades assistenciais quanto de ensino-aprendizagem. Pela limitação advinda da carga horária e do grande volume de atividades assistenciais designado ao médico residente (MR), há pouco tempo às atividades complementares de ensino teórico, para consolidação do conhecimento adquirido na prática. Desta forma, as escolas médicas enfrentam atualmente o desafio de transmitir o conhecimento essencial à formação do especialista em um tempo limitado, de maneira sólida e efetiva. Em meio a isso, o e-learning, definido de modo abrangente como um meio educacional fundamentado no uso da internet, se mostra como ferramenta cada vez mais importante no contexto da Educação Médica atual. Assim, o trabalho objetivou caracterizar o uso das mídias eletrônicas pelos residentes e traçar o perfil de estudo do MR em Cirurgia Geral.

Método

Este estudo de corte transversal analisou o perfil de estudo dos MRs matriculados em especialidades cirúrgicas, caracterizando o uso das mídias eletrônicas por meio de questionário padronizado, que englobou 5 temas. Este foi aplicado anonimamente por entrevista individual aos MRs da área cirúrgica do Hospital de Clínicas de Campinas (HC-UNICAMP) que concordaram em participar voluntariamente, com índice de resposta de 44,76%. Para análise estatística foram utilizados os softwares SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, e GraphPad Prism e a correlação para análise dos dados, realizada por meio do coeficiente de correlação de Pearson, com nível de significância de p<0.001.

Resultados

Observou-se que 87,2% dos MRs acreditam que seria interessante o uso associado do e-learning às aulas teóricas, 78,7% deles acreditam que as aulas presenciais são essenciais ao aprendizado durante o curso. Além disso, 61,7% deles relatam preferência pelo uso de material impresso, contra 38,3% que preferem digital. Sobre o tempo despendido com o uso de tecnologia, 45% dos entrevistados afirmam ficar mais de 3hs por dia na internet.

Conclusões

Assim, a partir dessa pesquisa concluiu-se que os residentes atribuem grande importância à tecnologia para a formação, mas não como modo de substituição à metodologia tradicional de ensino e sim como complemento ao processo de ensino-aprendizagem.

Palavras Chave

Educação médica. Ensino. Internato e Residência.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Julia Reimberg, Fabio Husemann Menezes, Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri