Dados do Trabalho


Título

APPLEBY MODIFICADO ROBÓTICO: RELATO DE CASO E DISCUSSÃO

Introdução

Adenocarcinoma de corpo/cauda de pâncreas é um tumor de evolução silenciosa, apresentando-se como doença avançada ao diagnóstico pela difícil detecção. Caso haja boa resposta à quimioterapia (QT) neoadjuvante, há benefícios em uma ressecção cirúrgica mais agressiva, mesmo em estágio avançado. A técnica de Appleby modificado - pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia e ressecção de tronco celíaco - tem sido utilizada com sucesso como tratamento para esse tipo de câncer.

Relato de Caso

Homem, 60 anos, hipertenso controlado, apresentou quadro de desconforto abdominal. Tomografia computadorizada evidenciou lesão expansiva sólida de corpo pancreático e na Ressonância Magnética observou-se lesão nodular, comportamento hipovascular, medindo 3,1x2,8cm no corpo do pâncreas. Contato de 50% com a porção distal esquerda do tronco celíaco, ao nível da bifurcação, englobando circunferencialmente a artéria esplênica com redução de seu calibre e sem visualização da veia esplênica por trombose. CA19-9 de 650 U/ml e estadiamento cT4N1M0. Recebeu 6 ciclos de QT - esquema FOLFIRINOX, favorecendo pequena redução tumoral (3,0x2,6cm), diminuição do contato com ramo esquerdo do tronco celíaco para 25% e redução de C19-9 para 358 U/ml. Angiotomografia abdominal mostrou artéria hepática direita com origem na mesentérica superior, hepática esquerda com origem na gástrica esquerda e hepática comum vascularizando o segmento IV. Submetido a pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia e ressecção de tronco celíaco robótica (cirurgia de Appleby Modificado), incluindo linfadenectomia retroperitoneal, com duração de 6 horas, sem sangramentos importantes ou intercorrências. A plataforma robótica utilizada foi a Si do Sistema Da Vinci (Intuitive). Boa evolução pós-operatória, havendo, contudo, aumento das enzimas TGO e TGP acima de 700 U/L no 3º dia pós-operatório (PO), com queda progressiva nos dois dias subsequentes. Retirada do dreno abdominal no 5º dia PO após dosagem da amilase plasmática, e alta hospitalar no mesmo dia. Após a cirurgia, CA19-9: 50 U/ml. O laudo histopatológico mostrou adenocarcinoma residual de 3,5 cm, regressão grau 3, estadiamento ypT2ypN0, 6 linfonodos isolados, negativos e margens livres. Paciente segue em bom estado geral, sem evidência de doença.

Discussão

A cirurgia de Appleby Modificado Robótico mostrou-se segura no tratamento do tumor de corpo/cauda de pâncreas localmente avançado. Apesar do maior tempo cirúrgico, houve redução da perda sanguínea intraoperatória e da taxa de transfusão, corroborando a literatura. Recomenda-se o emprego da neoadjuvância para avaliar a resposta in vivo, melhorar a radicalidade e aumentar possibilidade de ressecção R0 (redução do tamanho do tumor e acometimento vascular). A radiologia é importante no planejamento cirúrgico, por permitir o diagnóstico pré-operatório de invasão vascular. A plataforma robótica permite movimentos mais delicados, imagem ampliada e 3D, além dos benefícios pós-operatórios da cirurgia minimamente invasiva.

Palavras Chave

Pancreatectomia, cirurgia, robótica, neoplasias pancreáticas.

Área

PÂNCREAS

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Saskia Barreto de Almeida, Fernanda Neres Ribeiro de Lima, Amanda Dal Castel Ferreira da Silva, Brenda Soares Alves , Beatriz Escudeiro Nascimento, Manuella Caroline Dutra Frazão Alves, Mylena Ferreira da Silva, Guilherme de Andrade Gagheggi Ravanini