Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR HERNIA OBTURATORIA: RELATO DE CASO

Introdução

As hérnias obturadoras são causas raras de dor abdominal e dentre as hérnias compreendem um total de de < 0,04% de todas as hérnias. Logo o diagnóstico é difícil é geralmente tardio. Ocorre quando conteúdo abdominal invade o canal obturador. Apresenta Alta incidência em mulheres sétima e oitava década de vida, devido a anatomia do canal obturador que tem medida mais transversal e obliquamente mais ampla , facilitando a passagem de conteúdos abdominais. Existe grande risco de encarceramento e estrangulamento. Em geral os sintomas são inespecíficos, sendo a queixa mais comum o sinal de Howship-Romberg. Diagnóstico na maioria das vezes é tomográfico ou cirúrgico. Abordagem cirúrgica apresenta bons resultados

Relato de Caso

Paciente, feminina, 89 anos, Diabética tipo 2 e hipertensa controlada. Procura atendimento devido distensão abdominal , vômitos e parada eliminação de flatos e fezes há cinco dias.
Ao exame físico, descorada +\+4, desidratada+, estável hemodinamicamente e orientada. Ritmo cardíaco regular, pulsos amplos. Abdômen distendido, hipertimpanico, sem peritonite. Toque retal ampola vazia. Passagem de sonda nasogástrica e reposição volêmica. Tomografia apresenta distensão delgado e conteúdo intestinal estrangulado no canal obturador.
Realizado laparotomia infra umbilical com redução do conteúdo herniado e enterectomia com anastomose latero-lateral mecânica. Correção canal obturador com plug tela polipropileno e fechamento peritoneal. Paciente teve alta no quarto pós operatório, sem intercorrências durante internação.

Discussão

Hérnia obturadora ocorre frequentemente em mulheres idosas e de IMC baixo. Em aproximadamente 90 % dos casos encontra se encarcerada e em 35 % desses estrangulada , necessitando ressecção intestinal. A abordagem laparoscopia vem ganhando espaço, visto que apresenta bons resultados e recuperação precoce. Entretanto, a laparotomia ainda é mais utilizada, Já que muitas vezes esses pacientes estão descompensados clinicamente, por outras comorbidades e pelo quadro prolongado de obstrução. Outro fator que é considerado pela maioria dos cirurgiões é a distensão abdominal. A Doença pulmonar obstrutiva é um dos principais fatores de risco, acompanhado pela idade avançada, multiparidade e doenças do colágeno. Como fator protetor podemos citar cirurgia prévia do andar inferior do abdome e atividade física. Cirurgia prévia, principiante ginecológica parece causar aderências do conteúdo pélvico, dificultando passagem conteúdo abdominal pelo canal obturador. A sintomatologia específica como o sinal de Howship-Romberg está presente apenas em 15% dos pacientes. O restante dos sintomas se assemelham a outras causas de abdome agudo obstrutivo. O diagnóstico radiológico é geralmente simples quando avaliado por um radiologista. Concluímos que apesar de raro, a hipotensa diagnóstica deve ser sempre levantada e abordagem cirúrgica apresenta ótimos resultados, mesmo nesse grupo de picantes que na maioria das vezes possuem múltiplas comorbidades.

Palavras Chave

Abdome agudo obstrutivo ; Hérnias abdominais; Hernia do obturador

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Santa casa misericórdia Formiga - Minas Gerais - Brasil

Autores

Pedro Brum Ferraz , Gilson Santana Júnior , Guilherme Stival Candido , Carolina Brito Almeida , Mariana Viegas , Sami Jabbour