Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO PERFURATIVO POR TUMOR DESMOIDE DE COLON – RELATO DE CASO

Introdução

O tumor desmóide é uma condição rara de comportamento agressivo, de localização predominantemente intra-abdominal, que acomete crianças e jovens adultos na maioria dos casos. Afetam a parede abdominal em 50%, o retroperitônio em 9% e o mesentério em 40%. A descrição dos tumores que se originam da parede intestinal é rara. É objetivo do presente estudo relatar um caso de paciente com tumor desmoide de colon perfurado tratado no Complexo Hospitalar do Mandaqui.

Relato de Caso

Paciente do gênero feminino, 59 anos, apresentou quadro de dor em hipocôndrio direito de inicio há 1 mês, com piora gradual e intensificação há 1 dia da internação. Relato de episodio febril, sem queixa de alterações de habito intestinal ou urinário. Referida perda ponderal não quantificada nos últimos 3 meses. Ao exame físico apresentava instabilidade hemodinâmica com PA de 90/50 e taquicardia com boa resposta à ressuscitação inicial com 2000 ml de solução fisiológica e antibioticoterapia (ceftriaxone e metronidazol). Ao exame físico apresentava-se com dor de maior intensidade em hipocôndrio direito, sem sinais de irritação peritoneal; ao laboratório, leucocitose com aumento de células imaturas e aumento de protetina c reativa. Submetida a estudo tomográfico que evidenciou focos de pneumoperitonio esparsos, bem como lesão expansiva na topografia de flexura hepática do colon, determinando redução da luz local, associado a densificação da gordura adjacente, de aspecto inespecífico. Diante de alteração laboratorial e radiológica, paciente foi submetido a laparotomia exploratória, sendo evidenciada tumoração de aproximadamente 3 cm, perfurada, bem como múltiplos implantes peritoneais e implante único hepático. Optado por colectomia direita e ileostomia terminal. Paciente recebeu alta no sexto dia do pos operatório com remissão completa dos sintomase boa aceitação de dieta. Ao estudo anatomopatológico foi evidenciada neoplasia desmoplasica de pequenas células redondas, confirmada por imunohistoquimica. Paciente encontra-se seguimento oncológico.

Discussão

Os tumores desmoplasicos intra-abdominais carecem de padronizações e critérios de estadiamento dado o número reduzido de pacientes com a doença, tornando difícil o estabelecimento de evidências para otimização do tratamento. É de fundamental importância a abordagem multidisciplinar destes pacientes, objetivando-se além do aumento nas taxas de sobrevida, bem como um maior impacto na qualidade de vida dos mesmos.

Palavras Chave

tumor, desmoide, colon

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Complexo Hospitalar do Mandaqui - São Paulo - Brasil

Autores

Marcio Apodaca-Rueda, Eudes Carvalho Assis Filho, Mauricio Andrade Azevedo