Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: INTUSSUSCEPÇAO DE DELGADO POR MELANOMA METASTATICO

Introdução

O melanoma é uma neoplasia cutânea e se resulta da transformação do melanócito, portanto, podendo ocorrer em qualquer regiao onde a célula esteja presente. Esta neoplasia maligna atinge mais individuos com fototipos I e II de Fitzpatrick, expostos a radiação ultravioleta, sendo a faixa etária mais comum dos acometidos de 20 a 50 anos. A metástase no melanoma ocorre tanto por via linfática quanto hematogênica, e a disseminação pode ocorrer de três maneiras: satélite ou em trânsido (intralinfática), regional (linfonodal) ou à distância. Os sítios mais comuns para metástase da doença são pele, tecido subcutâneo e linfonodos, seguido pelos pulmões, pleura e mediastino. As metástases cerebrais são a principal causa de óbito nestes pacientes. As metástases gastrointestinais são menos comuns, sendo que quando presentes o sítio mais acometido é o intestino delgado, com sobrevida que não ultrapassa sete meses. Ao diagnóstico, se discute o benefífio do tratamento cirúrgico em relação a sobrevida versus paliação dos sintomas. Relataremos a seguir um caso de melanoma metastático gastrointestinal na urgência.

Relato de Caso

Paciente de 67 anos, sexo masculino, portador de hipertensão, diabetes tipo II e melanoma palpebral ressecado, com recidiva para parótidas e com metástases pulmonares em tratamento com quimioterapia, com relato de quadro clinico de diarreia há 1 mês, sem sangue ou muco, associado a distensão e dor abdominal difusa. Em investigação com tomografia de reestadiamento foi evidenciado aspecto de alça dentro de alça, associado a espessamento parietal das alças ileais envolvidas, sendo considerada a hipótese de intussuscepção intestinal associado a lesão expansiva. Foi solicitado colonoscopia, e paciente evoluiu com piora da distensão e dor abdominal, associado a parada de eliminação de fezes e flatos, náuseas e vômitos. Procurou o pronto-socorro e na entrada se apresentada taquicardico, hipotenso, com abdome distendido e com dor a palpação difusa, além de descompressão brusca positiva. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose de 17600 (VR 12000), proteina C reativa de 39,9 (VR 5,0) e lactato de 2,2 (VR 2,0). Foi indicada laparotomia exploradora onde foi visto intussuscepção de ileo distal a 50 cm da válvula ileocecal, e 90 cm de sofrimento de alça. Foi optado por enterectomia segmentar com ileostomia a mikulicz devido a instabilidade hemodinâmica do paciente. A revisão da peça cirurgica evidenciou massa enegrecida na luz do íleo, com diagnostico de melanoma metastático confirmado pelo estudo anatomopatológico.

Discussão

O prognostico dos pacientes com melanoma metastático é desfavorável, com sobrevida em média de 6 a 12 meses. Quando os sintomas se desenvolvem e metástases são diagnosticadas, há uma relutância em relação ao tratamento cirúrgico visto que sua eficácia não é bem documentada na literatura. Porém, alguns estudos demonstraram vantagem no tratamento cirurgico em relação a sobrevida e paliação dos sintomas no melanoma gastrointestinal metastático.

Palavras Chave

MELANOMA, METASTASES, MELANOMA GASTROINTESTINAL

Área

MISCELÂNEA

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

CARLOS ALBERTO HEMERLY, Murilo Castro Garrote, Keityane De Lima Pedrosa, MARIA CLARA PINHEIRO FREITAS COSTA