Dados do Trabalho


Título

Pseudocisto pancreático: uma complicação à longo prazo em paciente com história de trauma abdominal contuso

Introdução

O pseudocisto pancreático é definido como uma coleção de líquido rico em enzimas pancreáticas, delimitado por uma parede de tecido fibroso, não revestido por uma camada epitelial. A patogênese dessa doença envolve a perda da integridade do ducto pancreático devido a pancreatite ou trauma, seguido de extravasamento de secreções pancreáticas. Dentro desse contexto, o presente relato de caso destaca-se por descrever um caso de pseudocisto pancreático desenvolvido meses após trauma abdominal contuso.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 28 anos, busca atendimento em pronto-socorro de Hospital público do estado de Sergipe, no dia 21/10/2018, devido a trauma abdominal contuso em quadrante superior esquerdo, provocado por acidente motociclístico em colisão com automóvel. Na avaliação inicial do paciente traumatizado, conforme o SAVT - Suporte Avançado de Vida no Trauma, não foram observadas alterações, o paciente apresentava-se estável, mas manifestou dor abdominal difusa à palpação de 4 quadrantes, e distensão abdominal. Foi realizada Ultrassonografia do abdome, a qual detectou líquido livre em cavidade abdominal. Em seguida, o paciente foi submetido à laparotomia exploratória, que identificou hemoperitônio associado à ruptura esplênica, sendo então realizada esplenectomia total. Destaca-se que no momento da cirurgia, não foi observada lesão pancreática. O paciente apresentou boa evolução pós-operatória, sem complicações à curto prazo. Entretanto, em maio de 2019, começou a manifestar dor abdominal, episódios de vômito após ingesta alimentar, perda de peso e a presença de massa palpável em quadrante superior esquerdo do abdome. Foi realizada Ultrassonografia abdominal no dia 24/05/2019 que identificou, em hipocôndrio esquerdo, a presença de volumosa imagem ovalada com conteúdo ecogênico, circunscrita, intracavitária, com medidas de 13,3 X 11,8 X 10,7 cm, sendo indicada a realização de tomografia computadorizada de abdome, que evidenciou pseudocisto pancreático de grande volume, com diâmetros de 11 X 13 X 10 cm, classificado em grau I na classificação por Nealon e Walser. Assim, foi indicado tratamento cirúrgico, e no dia 18/10/2019 foi realizada pseudocistogastroanastomose por laparotomia, sendo a escolha do procedimento cirúrgico explicada pela ausência de materiais disponíveis para a realização da drenagem por via endoscópica. Em sua evolução pós-operatória, o paciente não apresentou intercorrências, recebendo alta no 5º DPO.

Discussão

Em suma, é descrita evolução atípica de paciente com histórico de trauma abdominal seguido por esplenectomia, que evolui a longo prazo com o desenvolvimento de pseudocisto pancreático de grande volume, sintomático e obstrutivo devido a compressão gástrica. Em contraste com a história natural usualmente descrita na literatura, na qual o pseudocisto torna-se evidente cerca de semanas após o trauma, no presente caso, o paciente é diagnosticado cerca de 7 meses após história de trauma abdominal.

Palavras Chave

“Pseudocisto pancreático”, “Esplenectomia” e “Traumatismos abdominais”

Área

PÂNCREAS

Instituições

Universidade Tiradentes (UNIT-SE) - Sergipe - Brasil

Autores

Mariana Amaral Carvalho, Aline Oliveira da Silva, Pietra Zorzo, João Pedro Costa Machado Teles, Antônio Augusto Machado Teles, Paula Janólio Cardoso Silva, Vinícius Bravo de Oliveira Santos