Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR HERNIA LITTRE ENCARCERADA: RELATO DE CASO

Introdução

O diverticulo de Meckel é a anormalidade congênita mais comum do trato gastrointestinal, ocorrendo em 1-4% da população geral. Na maioria é assintomático, porém em 10% dos portadores esse diverticulo pode ser encontrado dentro do canal inguinal, recebendo o nome de Hernia Littré, descrito pela primeira vez em 1809.
Geralmente cursa com pseudoobstrução e apenas em 20% ocorre estrangulamento. O diagnóstico radiológico nem sempre ocorre e na grande maioria a identificação é no ato operatório. É mandatório a ressecação do diverticulo quando encontrado em qualquer uma de suas complicações. Se discuti a ressecção diverticular quando encontrado por acaso. A abordagem cirúrgica geralmente é laparotomica, porém com o avanço da técnica laparoscópica, se tornou mais indicada.

Relato de Caso

Paciente, feminina, 69 anos. Sem comorbidades prévias. Refere parada eliminação de flatos e fezes há 15 dias. Relata que há 3 dias apresentou vômitos volumosos e distensão abdominal dolorosa. Ao exame, desidratada 2+\4+, orientado e corada. Abdome distendido, timpânico, sem peritonite. Toque retal fezes liquidas. Abaulamento região inguinal, conteúdo encarcerado. Realizado correção hídrica e Indicado laparotomia exploratória. Identificado conteúdo intestinal dentro canal inguinal interno, contendo diverticulo de Meckel encarcerado. Realizado enterectomia segmentar + anastomose término terminal manual em dois planos. Correção abertura canal inguinal interno utilizando a tecnica Stoppa-Rives. Paciente recebeu alta no décimo dia internação devido pneumonia nosocomial.

Discussão

A hérnia de Littré é uma causa rara de obstrução intestinal, presente em aproximadamente 0,6% dos casos de abdome agudo obstrutivo. Sua frequência sobe para 1,5% quando identificado em hernioplastia eletiva. Raramente causa obstrução intestinal, por ser uma protuberância lateral da alça, quando dentro do saco herniario, permite passagem conteúdo intestinal na alça. A abordagem laparoscópica atualmente é mais utilizada, não existe dados comparativos sobre complicações anastomoticas entre mecânica e manual nesses pacientes. A ressecção diverticular é mandatória, visto a possibilidade de outras complicações. A hernioplastia também deve ser realizada e a técnica depende da habilidade e escolha do cirurgião. Atualmente a técnica TAAP vem sendo a mais utilizada. O diagnóstico em 85% é feito no intra operatório. O tratamento cirúrgico sempre deve ser realizado.

Palavras Chave

Abdome agudo obstrutivo; diverticulo mechel; Hernia littré

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital Ermelino Matarazzo - São Paulo - Brasil

Autores

Pedro Brum Ferraz , Mariana Rosa Viegas , Sami Jabbour, Luiz Roberto , Augusto Araújo , Joaribe Magalhães