Dados do Trabalho


Título

MODELO 3D DE ADENOCARCINOMA COLORRETAL COMO ALTERNATIVA NA DETECÇAO DE BIOMARCADORES TUMORAIS

Objetivo

Os biomarcadores são indicadores de processos fisiológicos e patológicos. Apresentam grande potencial para diagnóstico e prognóstico no campo da oncologia. A avaliação molecular de células tumorais é tradicionalmente realizada em culturas bidimensionais (2D), pouco preditivas, ou em modelos animais. A cultura tridimensional (3D), a partir da levitação magnética, técnica baseada na fixação eletrostática às membranas celulares de um conjunto de partículas magnéticas, melhor simula o microambiente tumoral vivo para análise mais precisa dos processos intra e inter celulares comparativamente ao 2D. Sendo assim, o objetivo é demonstrar o potencial da cultura 3D na detecção de novos marcadores biológicos tumorais.

Método

A partir do modelo de cultura 3D com células de adenocarcinoma de cólon humano/HT-29 por método de levitação por força magnética foi caracterizada curva de crescimento dos esferoides, padrão de organização celular por análise histológica e análise imunohistoquímica de VASH2, ATM e e-Caderina. Os dados foram comparados com modelo animal de adenocarcinoma de cólon/HT-29.

Resultados

A cultura tridimensional apresenta similaridade não apenas morfológica, mas também na cinética do crescimento tumoral in vivo. O modelo é funcional para marcação de anticorpos, apresentando imunoexpressão de VASH2, ATM e e-Caderina.

Conclusões

A cultura 3D parece ser eficiente na busca por novos marcadores tumorais com atividade direta no processo de carcinogênese do câncer colorretal, minimizando o uso de animais.

Palavras Chave

Esferoides celulares, Oncologia, Biomarcador

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Giulia Carli Mendes, Andreia Corazzi Pelozzi, Maycon Giovani Santana, Gabriella Comelli Zornoff, Thalita Rocha, Denise Gonçalves Priolli