Dados do Trabalho


Título

ISQUEMIA INTESTINAL SECUNDARIA A HERNIA INTERNA EM PACIENTE SEM CIRURGIA PREVIA - RELATO DE CASO

Introdução

A dor abdominal é frequente nas unidades de saúde, sendo o diagnostico final muitas vezes um desafio. Dentro das possibilidades, as hérnias internas representam apenas 0,2 a 0,9% dos casos de obstrução intestinal, podendo ser congênitas ou adquiridas. Em adultos, a obstrução por hérnia interna congênita é um evento raro, merecendo relato para aumento de suspeita diagnóstica e redução de complicações.

Relato de Caso

CSDS, 72 anos, masculino, compareceu ao pronto socorro queixando - se de dor epigástrica súbita, iniciada há 02 dias, em facada, sem irradiação, de forte intensidade, associado a três episódios de vômitos de aspecto amarelado, sem produtos patológicos. Negou febre, alteração do hábito intestinal e urinário. Negou cirurgias prévias. Ao exame, apresentava abdome em tábua, com ruídos reduzidos, hipertimpânico, doloroso à palpação difusa, com sinais de peritonite.
Trouxe exames realizados em outro serviço, apresentando laboratório sugestivo de processo inflamatório e tomografia de abdome com líquido livre cavitário, sem outras alterações descritas, sugerindo possibilidade de abdome agudo perfurativo. Indicado laparotomia exploradora, sendo evidenciada drenagem imediata de 500 ml de líquido serohemático, sem pus. Sem sinais de perfuração em estômago. Identificado hérnia interna em mesocólon do sigmoide, com insinuação de 70 cm de íleo com sofrimento vascular do segmento, sem perfuração, a cerca de dois metros do ângulo de Treitz. Sendo realizado enterectomia seguimentar com entero-entero anastomose à Barcelona e fechamento do defeito herniário. Paciente teve boa evolução do quadro clinico, recebendo alta hospitalar no sexto dia de internação

Discussão

A hérnia interna é a protrusão de um órgão abdominal através de uma abertura mesentérica ou peritoneal. Ela pode ser resultado de cirurgias, trauma ou processo inflamatórios intra-abdominais, ou relacionada a defeitos congênitos. Em adultos, as hérnias transmesocólicas são geralmente adquiridas, sendo uma condição rara em pessoas sem histórico cirúrgico. Cerca de 40% dos casos estão relacionadas a complicações como volvo e estrangulamento, com taxas de mortalidade de até 50% mesmo com tratamento. O diagnóstico clínico da hérnia pode ser dificultado devido a sua manifestação variada de sintomas, podendo ser assintomática ou cursar com quadro de dor epigástrica vaga ou dor periumbilical em cólica intermitente, associadas ou não a náusea e vômito. Nesse sentido, a tomografia ganha destaque como melhor exame para diagnóstico, apresentando sensibilidade próxima a 90%, evidenciando o intestino delgado na periferia do abdome e ausência de omento entre as alças e a parede abdominal anterior. Dessa forma, apesar de raro, a possibilidade de hérnia interna deve der considerada em pacientes com quadro de abdome agudo, mesmo naqueles sem a história clássica de cirurgia prévia, sendo indicado tratamento cirúrgico precocemente para redução de complicações.

Palavras Chave

Abdome agudo; obstrução intestinal; hérnia; isquemia.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital do Servidor Público Municipal - São Paulo - Brasil

Autores

MARCO AURÉLIO LEÃO BELTRAMI, Guilherme Baptista Rosalem Fraga, André Melo Oliveira, Muriell Camara Lombardi, Matheus Armando Buzzo