Dados do Trabalho


Título

PERFURAÇAO DE CECO POR NEOPLASIA OBSTRUTIVA DE SIGMOIDE - ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO EM ALÇA FECHADA

Introdução

Câncer de cólon é o 3° câncer mais comum, apresentando incidência crescente em estudos recentes. Apesar de tratar-se de uma patologia de evolução lenta na maioria dos casos, muitas vezes manifesta-se como abdome agudo, obstrutivo ou perfurativo (15-20% e 3-8% dos casos, respectivamente). Desta forma, faz parte da rotina de todos os médicos que atuam em serviços de emergência.

Relato de Caso

Paciente masculino, J.T.M.F, 64 anos, com antecedente de HAS, apresentava alteração do hábito intestinal há 8 meses (fezes afiladas, hematoquezia e dificuldade evacuatória), perda ponderal (6kgs) e astenia. Procurou em 2 ocasiões distintas serviço de emergência externo, por piora aguda do quadro, com dor abdominal difusa, náusea/vômitos e parada de eliminação de flatos e fezes. Recebeu apenas tratamentos sintomáticos e lavagens intestinais, tendo recebido alta com manutenção dos sintomas. Retornou no serviço na madrugada do mesmo dia da alta, com piora dos sintomas, checado RX de abdome, previamente solicitado, com evidência de pneumoperitônio e o mesmo foi então encaminhado para a avaliação da Cirurgia Geral em nosso serviço. À entrada, apresentava-se séptico, com dor abdominal e peritonismo difuso. Submetido à laparotomia exploradora, com achado de peritonite fecal, por perfuração em ceco, além de grande distensão colônica e presença de lesão estenosante com obstrução completa da luz em cólon sigmóide. Realizada colectomia total, ileostomia terminal e sepultamento do coto retal distal. Foi encaminhado à UTI no POI, recebendo alta para enfermaria no 4°PO. Apresentou deiscência da FO durante evolução, com manutenção da aponeurose íntegra, tratado apenas com a retirada dos pontos de sutura da pele para drenagem. Recebeu alta no 14° PO com proposta de seguimento oncológico

Discussão

O câncer de cólon tem alta prevalência mundial. Cerca de 20% dos pacientes apresentam-se com quadro agudo no momento do diagnóstico. O paciente do relato procurou por várias vezes atendimento médico, já com quadro clínico sugestivo, mas não foi submetido à investigação adequada. Pelo contrário, recebeu enemas de lavagem, com grande risco de ter piorado sua oclusão em alça fechada. Evoluiu, assim, com complicação do quadro: perfuração cecal. Pacientes nessa situação normalmente apresentam-se em pior estado geral, muitas vezes com comprometimento sistêmico, o que dificulta a abordagem cirúrgica, podendo comprometer padrões oncológicos da abordagem e, por consequência, piorando estadiamento e prognóstico destes doentes. Mais do que isso, aumenta significativamente a morbiletalidade no pós operatório imediato. Soma-se a nossa já falida atenção básica a saúde, o direcionamento de toda a atenção médica a atual pandemia. É fundamental o reconhecimento de sua gravidade por todos os médicos que atuam na emergência.

Palavras Chave

neoplasia colon, obstrução alça fechada

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

HUUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Garcia Barros, Lucas Morales Bassi, Linda Ferreira Maximiano