Dados do Trabalho


Título

PERFIL MICROBIOLOGICO DO PE DIABETICO

Objetivo

Uma das mais temidas consequências do diabetes de longa duração é a perda dos membros. Geralmente essa fatalidade advém de formação ulcerosa no pé, que se agrava por dificuldade de cicatrização e infecção. Com interesse em conhecer o perfil demográfico e microbiológico das infecções de UDP dos pacientes de nosso serviço, bem como comparar esses dados com os descritos em literatura, foi desenvolvida esta pesquisa.

Método

Coleta retrospectiva dos pacientes com UDP infectada atendidos em 2016-2019 em nosso serviço. A busca foi realizada por meio do acesso ao prontuário eletrônico, com coleta dos dados necessários.

Resultados

Encontramos 65 pacientes dentro dos pré-requisitos estabelecidos, sendo 69% do sexo masculino. A idade média era de 59,8 anos, com média de 16,5 dias de internação para realização de amputação. 43% dos pacientes sofreram amputação a nível de dedos, 25% a nível de perna. 42 (64,6%) tinham cultura e antibiograma documentada no sistema, sendo que, entre aqueles com informações completas no prontuário, 51,5% realizaram mudanças na antibioticoterapia após resultado do exame.

Conclusões

A amostra de pacientes do hospital São Paulo segue demograficamente o registrado na literatura sobre pacientes que sofrem amputação por UDP (maioria homens, idade maior que 50 anos), sendo a maioria, também conforme esperado, desarticulação de dedos. Quanto à analise da cultura, é clara na literatura e na clínica a importância da antibioticoterapia empírica antes de seus resultados, e vemos que apenas em metade dos casos é necessária readequação da mesma após o resultado da cultura.

Palavras Chave

Pé diabético
Úlcera infectada
Amputação de membros

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Carolina Martines Estrutti, Ettore Cavalieri, Luis Carlos Uta Nakano