Dados do Trabalho


Título

ILEO BILIAR - RELATO DE CASO

Introdução

Doença calculosa da vesícula biliar é uma das afecções de tratamento cirúrgico mais comum, com prevalência de 9% na população geral. Dentro dos afetados, aproximadamente 2% evoluindo com alguma sintomatologia ou complicação. Dentro destas, o íleo biliar encontra-se como uma rara causa de obstrução intestinal, representando somente 1-4% na população geral. Porém esta parcela aumenta significativamente na população acima dos 65 anos, chegando a 25% das afecções obstrutivas.

Relato de Caso

L.A.L, f, 47 anos, deu entrada no pronto-socorro do Hospital da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com quadro de vômitos biliosos e fecaloides, há 6 dias, associado com parada de eliminação de flatus há 4 dias. Chega em bom estado geral, anictérica, eucárdica, eupnéica e com abdômen distendido, timpânico, ruídos hidroaéreos presentes e sem peristalse de luta. Foi iniciada a propedêutica de abdome agudo obstrutivo, evidenciando distensão discreta de alças intestinais, nos exames de laboratórios, foi percebido hipocalemia importante. Assim, foi iniciado reposição de potássio e solicitado uma tomografia de abdome para elucidação da etiologia , esta mostrando distensão discreta de alças de delgado e cólon, sem ponto de obstrução. Dentro deste quadro, foi optado pelo tratamento clínico, com correção dos distúrbios hidroeletrolíticos e estimulação com fleet, toque seriados e deambulação. Após 48h de falha do tratamento , foi repetido os exames de imagem, com piora da distensão das alças, e com tomografia com imagem sugestiva de cálculo biliar no íleo distal, de 1,8 cm associado a redução das dimensões da vesícula biliar com fístula biliar, e ausência de aerobilia. Após a instituição da etiologia, paciente submetida a laparotomia exploratória, confirmando o diagnostico ao palpar-se o calculo endurecido no íleo distal, realizado ordenha do cranialmente seguida de enterostomia, com retirada do cálculo e enterorrafia em sentido contrário incisão. Durante o inventário da cavidade, foi observado vesícula biliar escletrófica aderida ao estômago, a qual não foi abordada. Após o tratamento cirúrgico, paciente evoluiu com melhora do quadro de obstrução e com alta hospitalar após 48h.

Discussão

Apesar do íleo biliar, ser causa rara de obstrução intestinal, seu aumento de prevalência com a idade, a torna um diagnóstico diferencial importante . A fisiopatologia se dá pela criação de fístula com outra parte do TGI (70% no duodeno), com migração do cálculo, para qualquer área do TGI (comumente o íleo distal). Esta pode acontecer, em indivíduos com colelitiáse assintomáticos (0,3% a 0,5% dos portadores). Outro ponto importante é que apesar de existirem evidências nos exames de imagem que possam favorecer o diagnóstico (aerobilia e visualização do cálculo), o íleo biliar, pode apresentar-se de forma idêntica a outras causas de obstrução.Desde modo, o conhecimento da afecção junto com o alto grau de suspeição, podem ser ferramentas úteis no diagnóstico diferencial, principalmente em pacientes mais idosos.

Palavras Chave

Obstrução Intestinal ; ìleo Biliar; Vesícula Biliar;

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Henrique Amorim Santos, Lucas Alves Bessa Cardoso