Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA COM A UTILIZAÇAO DA ARTERIA EPIGASTRICA INFERIOR : UM ENXERTO COMPOSTO ALTERNATIVO ALTERNATIVO PARA REVASCULARIZAÇAO CIRURGICA DO MIOCARDIO

Objetivo

Avaliar se o uso da artéria epigástrica inferior (AEI) se presta como alternativa técnica para revascularização cirúrgica do miocárdio , com enxertos arteriais , a partir de enxerto composto com a artéria torácica interna esquerda (ATIE), ampliando sua área de atuação e reduzindo dificuldades técnicas referidas na literatura .

Método

Um estudo prospectivo foi conduzido entre 2014-2016 , analisando os resultados do uso do enxerto arterial composto entre a ATIE e a AEI esquerda (AEIE), em um universo de 108 pacientes submetidos a cirurgia para revascularização do miocárdio , com ou sem circulação extracorpórea (CEC).

Resultados

Não foram observadas intercorrências trans-operatórias ou complicações pós operatórias relacionadas ao objeto do estudo .

Conclusões

O uso do enxerto arterial composto entre a ATIE e a AEIE demonstrou ser seguro e reprodutível , permitindo recomendar seu uso no campo da revascularização cirúrgica do miocárdio .

Palavras Chave

enxerto vascular ; doença das coronárias ; revascularização do miocárdio

Área

TÓRAX

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL - São Paulo - Brasil

Autores

Victor Gonçalves Grandini Silas, Marcelo Grandini Silas, Bruna de Paula Alves, Vanessa Ramos Zaude