Dados do Trabalho


Título

TUMOR FIBROSO SOLITARIO EM REGIAO PRE PUBICA : RELATO DE CASO

Introdução

O tumor fibroso solitário(TFS) é um tipo de neoplasia mesenquimal rara e sendo mais comumente encontrados na pleura. Eles acometem principalmente pacientes na faixa etária de 20 aos 70 anos, sem predileção sexual e sua origem é de células chamadas fibroblastos. Os TFS extrapleurais são achados raros com poucos casos descritos na literatura, antigamente chamados de hemangiopericitomas, e eles acometem principalmente o tecido subcutaneo, mas ocorrem também em tecidos moles profundos das extremidades. Nesse caso, relataremos um TSF localização no tecido gorduroso subcutâneo pré púbico, descrevendo seus aspectos radiológicos, clínicos, histológicos e imunohistoquimicos.   
Relato de caso 

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 28 anos, sem comorbidades, relatou surgimento de nodulação dolorosa em região suprapúbica há 3 meses, dolorosa. Realizou investigação inicial com ultrassonografia (US) de pelve demonstrando nódulo  hipoecogenico regular de 2,4 x 0,9 x 1,8 cm. Realizada ressonância magnética que evidenciou intenso realce pelo contraste no local da lesão.  Optado por realização de punção aspirativa por agulha fina com diagnóstico citológico sugestivo de neoplasia mesenquimal, com células fusiformes de núcleo rombo. Realizada biópsia guiada por US na qual o estudo anatomopatológico e imunohistoquímico favorecendo tumor fibroso solitário, com células mesenquimais em proliferação sem atipias. Paciente foi então submetida a exérese de lesão suprapúbica sem intercorrências com anatomopatológico confirmando o diagnóstico de tumor fibroso solitário.   

Discussão

Com o avanço e acessibilidade dos exames de imagem, como a ressonância magnética, associada aos métodos de biópsia guiada com imunohistoquímica, tem-se abrangido a possibilidade diagnóstica desse tipo de tumor raro que pode ser facilmente confundido com outras patologias benignas ( lipomas, linfonodomegalias). O tratamento de escolha é a excisão da lesão. O acompanhamento longitudinal do paciente é necessário pois, em uma pequena porcentagem (10 a 30%), pode ocorrer comportamento maligno com recidivas e/ou metástases.

Palavras Chave

TUMOR FIBROSO SOLITÁRIO EXTRAPLEURAL; TUMORES MESENQUIMAIS

Área

MISCELÂNEA

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

MURILO CASTRO GARROTE, CARLOS ALBERTO HEMERLY, MARIA CLARA PINHEIRO FREITAS COSTA, KEITYANE DE LIMA PEDROSO