Dados do Trabalho


Título

ENSINO PRATICO EM CIRURGIA NOS TEMPOS DE PANDEMIA COVID 19

Objetivo

A pandemia do Covid 19 mostrou ao mundo a importância dos sistemas de saúde no combate ao vírus. Sistemas de saúde fortes só são possíveis diante de profissionais altamente capacitados, e, neste contexto, a educação em saúde se torna imperativa. O grande desafio em épocas como esta vivida na pandemia, está em manter a qualidade do ensino prático em cirurgia, em um panorama onde o volume de procedimentos e cirurgias eletivas caíram drasticamente em todos os serviços do país. Para preencher essa lacuna no ensino prático, é papel da Universidade apresentar soluções que possam minimizar ao máximo as perdas, de forma criativa e de custo acessível. Com isso em mente, este trabalho tem como objetivo apresentar inúmeras iniciativas da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular no intuito de desenvolver simuladores realísticos para ensino em saúde de baixo custo, fácil reprodução e fácil manutenção.

Método

Utilização da metodologia Lean Six Sigma de gerenciamento de projetos para identificação de necessidades de treinamento específicos criadas pela situação de pandemia. Desenvolvimento de simuladores realísticos para cada demanda apresentada com as
premissas de serem de baixo custo, fácil manuseio e manutenção. De acordo com o tipo de simulador idealizado, foram testados diversos tipos de materiais para confecção, variando desde borracha de silicone até material para confecção de iscas artificiais (Plastisol®). Este último, com a vantagem de ser um meio excelente para simuladores que necessitam imagens de ultrassom na simulação.

Resultados

Com a pandemia a Disciplina de Cirurgia Vascular identificou diversas necessidades que culminaram com a confecção de simuladores específicos para treinamento prático de alunos e residentes. Criado um programa de simulação para estes, preenchendo parte da carga horária que seria no centro cirúrgico com simulação realística, possibilitando um melhor desenvolvimento prático mesmo na ausência de pacientes reais. Simuladores desenvolvidos e utilizados:
1. SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE PUNÇÃO VENOSA CENTRAL EM PACIENTES PRONADOS COM COVID 19.
2. SIMULADOR PARA CATETERISMO DE ARTÉRIA RADIAL.
3. SIMULADOR PARA SUTURA EM ARTÉRIA CALCIFICADA.
4. SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE ENDARDERECTOMIA DE CARÓTIDA COM COLOCAÇÃO DE REMENDO.
5. SIMULADOR PARA CORREÇÃO DE AORTA COM ENXERTO AORTO BIILIACO
O preço final dos simuladores variou de R$ 50,00 a R$ 600,00.

Conclusões

O desenvolvimento de simuladores realísticos de baixo custo e fácil reprodução é totalmente factível e pode preencher importantes lacunas no treinamento prático de alunos e residentes quando ocorrer diminuição de contato com pacientes, como na situação que enfrentamos atualmente com a pandemia do Covid 19.

Palavras Chave

Educação médica
Simuladores
Ensino em cirurgia
Pandemia
Cirurgia Vascular

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Carolina Martines Estrutti, Jorge Eduardo Amorim, Ronald Luiz Gomes Flumignan, Vladimir Tonello Vasconcelos, Henrique Jorge Guedes Neto, Ettore Cavalieri, Rebeca Mangabeira Correia, Luis Carlos Uta Nakano