Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM PELA CIRURGIA PLÁSTICA DO H DE UM CARCINOMA ESPINOCELULAR AGRESSIVO - FIBROXANTOMA ATÍPICO

Introdução

O carcinoma espino-celular (CEC) é o segundo câncer de pele mais comum no Brasil e no mundo, com o surgimento a partir da proliferação maligna de queratinócitos presentes na epiderme. Assim, os fatores de risco associados ao CEC, são: idade avançada, história familiar positiva, distúrbios hereditários, imunossupressão, inflamação crônica, exposição cumulativa aos raios ultravioleta, radiação ionizante e arsênio. O fibroxantoma atípico (FA) é um raro tipo histológico de CEC, o qual apresenta-se macroscopicamente como um nódulo ou pápula, avermelhado, único e na cabeça do paciente que pode evoluir com ulceração e sangramento local. Um dos motivos que justificam a relevância de solicitarmos imunohistoquímica na avaliação de tumores de pele está no fato de termos um prognóstico diferenciado em tumores mais agressivos como o FA, que possui alto potencial de metástase quando comparado com a maioria dos outros tipos histológicos de CEC. Esse trabalho tem como objetivo destacar: a importância de orientarmos nossos pacientes quanto a relevância da prevenção do CEC baseado nos fatores de risco e estarmos atentos às complicações advindas do CEC e suas variantes mais agressivas, a fim de termos suspeição diagnóstica rápida e tratamento precoce.

Relato de Caso

BR, 86 anos, masculino, veio encaminhado via CROSS para o serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Ipiranga devido a lesão em polo superior de orelha externa esquerda há 3 meses de crescimento rápido e progressivo, friável ao toque, com ulceração associado a dor e prurido local. Quanto a história pregressa a comorbidade apresentada foi hipertensão arterial sistêmica em tratamento com atenolol, negava alergias e tabagismo prévio. No exame físico, havia a presença de lesão em polo superior de orelha externa esquerda de aproximadamente 4,5 x 4,0 cm, friável ao toque, sem comprometimento do pavilhão auricular médio e interno e com preservação da audição. Avaliação dos demais aparelhos sem alterações. No primeiro atendimento ambulatorial foram solicitados exames pré-operatórios e programação cirúrgica de exérese da lesão e reconstrução em 2 tempos.
Assim, o paciente teve a realização da primeira cirurgia, na qual foi realizado exérese da lesão em polo superior de orelha externa com reconstrução da hélix por aproximação primária, concluindo com o envio da peça para avaliação do patologista. Após 1 mês, anátomo-patológio teve como resultado neoplasia de células epitelióides e fusocelulares com comprometimento de cartilagem, com estudo imuno-histoquimica mostrando fibroxantoma atípico. Sendo necessário uma segunda abordagem para ampliação das margens e reconstrução do polo superior da orelha externa com aproximação da Helix como retalho a região temporal.

Discussão

A reconstrução em dois tempos apresenta-se como melhor opção por avaliar o acometimento de estruturas e a possível necessidade de ampliação das margens da lesão.

Palavras Chave

carcinoma espino-celular
CEC
fibroxantoma atípico
reconstrução de orelha

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Hospital Ipiranga - São Paulo - Brasil

Autores

Camila Augusto Gonçalves de Freitas, Clara Silva Freitas, Jose Octavio Gonçalves de Freitas, Victoria Arruda Sgarbi Robalinho, Lucas Vicente Andrade, Ana Claudia Ramos Rabelo, Jaqueline Sara Silva Cardoso, Lucas Gabriel Fraga