Dados do Trabalho


Título

SPYGLASS COMO MÉTODO ALTERNATIVO PARA DIAGNOSTICO E TERAPÊUTICA DE DOENÇAS DAS VIAS BILIARES: RELATO DE CASO

Introdução

O Cisto do Colédoco é uma dilatação congênita dos ductos biliares, tanto intra quanto extra-hepáticos. Pacientes podem apresentar a tríade clássica (icterícia, dor abdominal e massa palpável). Sua taxa de complicação é de 30%, podendo vir a ser uma neoplasia como, por exemplo, o colangiocarcinoma. A colangiopancreatografia retrógrada (CPRE) tem papel fundamental no diagnóstico e tratamento das doenças biliares e pancreáticas. Contudo, mostrou-se um método com certas limitações para abranger algumas doenças mais raras, como por exemplo, o colangiocarcinoma. A introdução do sistema SpyGlass oferece possibilidade de superar este problema por permitir visualização direta do ducto biliar e pancreático e detectar anormalidades antes não detectadas via CPRE. Apresentamos um caso de paciente internada em um hospital em Marília, no qual foi diagnosticada com colangiocarcinoma e sua evolução com a utilização do método SpyGlass.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 44 anos, com história prévia de cisto de coledoco há 14 anos e colecistectomia videolaparoscópica há 18 anos devido à colelitíase, chegou ao PA com quadro de epigastralgia, náuseas, êmese e dor em faixa com irradiação para dorso, 3 meses antes da internação. Ao exame físico abdominal: dor à palpação em epigastro, descompressão brusca negativa, RHA positivo e ausência de massa palpáveis. Foi submetida à realização de CPRE, onde se constatou dilatação das vias biliares e colocação de stent, recebendo alta. Passado-se três meses, a paciente retorna ao PA com epigastralgia associada a náuseas e dor em faixa com irradiação para dorso. Nega febre. Exame físico abdominal: dor à palpação de epigastro e hipocôndrio direito, Murphy negativo e Giordano positivo interrogado. Foi submetida à outra CPRE com biópsia e internada para investigação. Após 6 dias de internação, a paciente evoluiu com quadro de icterícia obstrutiva. Ao exame físico geral: ictérica +/4+ e ao exame físico abdominal: abdome flácido e indolor. Posteriormente foi submetida a coledoscopia com Spyglass. A investigação posterior constatou lesão vegetante em ducto hepático comum, com exuberante vascularização e edema local com grande quantidade de fibrina na via biliar, consolidando-se o diagnóstico de neoplasia maligna, colangiocarcinoma. A paciente atualmente encontra-se em óbito, devido à impossibilidade de ressecção cirúrgica.

Discussão

Apesar do método tradicional, como a CPRE, ser o padrão-ouro até o momento para diagnóstico de doenças no ducto biliar comum, este por sua vez, apresenta 8-16% de resultados falsos-negativos e não proporciona o diagnóstico precoce de lesões vegetantes neoplásicas precocemente. O sistema spyglass permitiu um esclarecimento de forma simples e eficaz, devido ao seu potencial de melhor visualização da via biliar e biópsias, podendo diagnosticá-los previamente.

Palavras Chave

colangiocarcinoma; spyglass; CPRE; cisto do colédoco; vias biliares

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Universidade de Marília - São Paulo - Brasil

Autores

Mayra Falcão de Oliveira, Luísa Cunha de Almeida Aguiar, Heitor Martins Lopes dos Santos, Aulo Virginius Judice Junior