Dados do Trabalho


Título

HIPOGLICEMIA PÓS BYPASS GÁSTRICO:DA INCIDÊNCIA ÀS PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS

Objetivo

Revisar a incidência e os mecanismos da hipoglicemia pós cirurgia de bypass gástrico, assim como a eficácia e segurança das opções terapêuticas disponíveis para controle dessa complicação.

Método

Revisão sistemática, através de artigos disponíveis na plataforma PubMed, utilizando-se os descritores “hypoglycemia and gastric bypass”. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos controlados randomizados dos últimos 5 anos, em inglês. Dos 10 artigos encontrados, 9 foram incluídos no presente estudo, totalizando uma população de 279 indivíduos participantes (Masculino: 74; Feminino: 205), com idade entre 18 e 65 anos.

Resultados

A frequência das crises hipoglicêmicas entre pacientes do sexo masculino e feminino com idades entre 18 e 65 anos que foram submetidos à cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux (RYGB) foi de aproximadamente um episódio a cada mês, de 1 a 3 horas após a refeição, acarretando em diversos pontos negativos como a incapacidade funcional, impedindo que os pacientes pudessem realizar suas atividades do dia a dia como trabalhar, dirigir ou ficar sozinho. Ademais, foi relatado como consequência da PBH (hipoglicemia pós bariátrica, do inglês post-bariatric hypoglycaemia) sinais e sintomas como sudorese, tremores, aumento do apetite, palpitações, confusão, sonolência, tontura, náusea, cefaleia, perda de consciência e convulsões, com potencial para causar acidentes e, possivelmente, risco de morte. Sabe-se que as concentrações pós-prandiais de GLP-1 são consideravelmente maiores após a RYGB, inclusive em pacientes assintomáticos. Esse hormônio é clivado do pró-glucagon intestinal e secretado pelas células L do íleo e do cólon após o consumo de nutrientes, aumentando a secreção de insulina e, no caso da PBH, contribui para a hipoglicemia pós-prandial. Portanto, o uso do antagonista do GLP-1 injetável mostrou eficácia e segurança nos pacientes com PBH, podendo efetivamente prevenir hipoglicemia pós-prandial e melhorar os sintomas desses pacientes.

Conclusões

Foi observado que a PBH é um problema que atinge parte dos pacientes que realizaram cirurgia de RYGB, que, após a ingestão de alimentos começam com um quadro de hipoglicemia. Portanto, medidas de acompanhamento médico e nutritivo, incluindo medicamentos como antagonistas de GLP-1 e dietas específicas, podem diminuir drasticamente as chances de os pacientes apresentarem crises hipoglicêmicas. Apesar dos resultados satisfatórios, alguns pontos devem ser discutidos como a divergência entre os sexos, com predomínio do sexo feminino em alguns estudos, além de um número reduzido de participantes, o que diminui a aplicabilidade dos resultados em uma população maior e mais heterogênea.

Palavras Chave

Bypass Gástrico, Cirurgia Bariátrica, Hipoglicemia

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Universidade De Marília (Unimar) - São Paulo - Brasil

Autores

Anaor Cunha Silva Neto, Anaor Cunha Silva Neto, Reinaldo Martins Custódio Neto, Reinaldo Martins Custódio Neto, Gyovanna Sorrentino dos Santos Campanari, Gyovanna Sorrentino dos Santos Campanari, Júlia Novaes Matias , Júlia Novaes Matias , Roberto Tussi Jr, Roberto Tussi Jr