Dados do Trabalho


Título

CISTO MESENTERICO SIMULANDO SUBOCLUSAO INTESTINAL

Introdução

Os cistos mesentéricos são tumores que podem ser de múltiplas origens e apesar de serem considerados entidades raras, sua incidência é muito maior do que estima-se nas mais recentes publicações sobre o tema. Pode-se definir como qualquer lesão cística localizada entre os folhetos do mesentério, do duodeno ao reto, sendo mais comumente encontrado ao nível do íleo. É um assunto o qual precisa ser aprofundado devido a sua frequência e seu diagnóstico difícil.

Relato de Caso

A ressecção via laparoscópica de um cisto do mesentério jejunal em paciente jovem de 39 anos, simulando uma suboclusão intestinal é descrita. O diagnóstico feito através da tomografia computadorizada de abdome revelou uma massa cística com conteúdo heterogêneo e distensão de alça de delgado em nível jejunal e edema de paredes de alças. A cirurgia não teve maiores complicações e a paciente recebeu ata no 2º dia pós-operatório.

Discussão

O tratamento videolaparoscópico para cisto mesentérico é o mais indicado devido a sua baixa taxa de morbidade e menor tempo de hospitalização. Essas malformações benignas, quando ressecadas no tempo certo e de forma adequada cursam com um excelente prognóstico e evitam possíveis complicações posteriores. A malignização pode ocorrer mas a revisão de literatura evidenciou que esta patologia cursa com uma alta taxa de cura.

Palavras Chave

CISTO MESENTÉRICO, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, VIDEOLAPROSCOPIA

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Hannah Backsmann Ferreira, Eduardo Hélio Intelizano Souza, Maria Fernanda Martinelli Trabulsi