Dados do Trabalho


Título

ULCERA AORTICA ROTA: TRATAMENTO ENDOVASCULAR

Introdução

A úlcera aórtica se desenvolve a partir de placas ateromatosas ulceradas que se estendem através da camada íntima. Sua progressão para a camada média pode resultar em hematoma intramural, formação de pseudoaneurisma, dissecção, ruptura ou embolização distal. Quando não tratada adequadamente, possui mortalidade extremamente elevada. O método convencional empregado no tratamento é a correção cirúrgica, porém apresenta alta morbimortalidade. Dessa forma, o reparo endovascular é considerado uma alternativa segura e menos invasiva, o qual será descrito neste relato de caso.

Relato de Caso

Paciente masculino, 79 anos, negro, chega ao Hospital Pasteur, Rio de Janeiro, com queixa de lipotimia e dor abdominal intermitente. Possui histórico de insuficiência renal crônica. Após ser admitido, este evolui com queda progressiva do hematócrito e persistência da dor abdominal contínua. À fim diagnóstico, foi solicitada Angiotomografia de tórax, abdome e pelve, obtendo-se imagem compatível com úlcera aórtica perfurada, evidenciando extravasamento de contraste. Optou-se, então, por realizar intervenção cirúrgica com abordagem endovascular de urgência, com Arteriografia feita no per-operatório, levado-se em conta o risco cirúrgico do paciente.
Durante o pós-operatório, o paciente ficou internado no Centro de Terapia Intensiva, necessitando de novas sessões dialíticas e sendo realizada Angiotomografia de rotina. Sua evolução foi favorável, cursando sem dor abdominal, com elevação do hematócrito e obtenção de alta hospitalar após oito dias.

Discussão

O relato de caso em questão trata de um quadro grave por perfuração de úlcera aórtica, o qual necessitou de uma abordagem endovascular de urgência. Apesar de o paciente apresentar elevado risco cirúrgico devido idade avançada e a presença de comorbidades significativas, o procedimento foi realizado com sucesso e o paciente evoluiu sem intercorrências. Cada vez mais vêm sendo relatados casos de úlceras rotas e outras doenças da aorta que foram bem abordados satisfatoriamente com tratamento endovascular, o que pode confirmar a segurança e eficácia do procedimento, principalmente quando realizado por uma equipe experiente.

Palavras Chave

SÍNDROME AÓRTICA AGUDA
ÚLCERA AÓRTICA ROTA
TRATAMENTO ENDOVASCULAR

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Evandro Cezar Cianflone Filho, Paulo Eduardo Ocke Reis, Tainara Torres Da Costa, Cássio Destefani Lopes, Jan-Peter Correia Sousa Périssé, Pedro Henrique de Morais Luvizotto, Rafaela Aparecida Dias de Oliveira, Lucas Natã Lessa e Silva