Dados do Trabalho


Título

METASTASE PERITONEAL DE GIST DE INTESTINO DELGADO APOS 15 ANOS – RELATO DE CASO

Introdução

Tumores estromais gastrointestinais (GISTs), derivados das células intersticiais de Cajal, apresentam frequentemente mutação do proto-oncogene c-KIT. São mais comuns no estômago, seguidos pelo intestino delgado, cólon e reto, omento ou mesentério, e esôfago. Lesões grandes e de elevado índice de proliferação celular podem ter comportamento maligno e evoluir com metástases que, em geral, são sincrônicas. Inibidores da tirosinoquinase, como o Mesilato de Imatinibe, são usados em doença avançada e podem prevenir recorrência após remoção de tumor c-KIT positivo. O objetivo desse estudo é relatar um raro caso de recidiva de GIST intraperitoneal após 15 anos do tratamento inicial.

Relato de Caso

Mulher de 43 anos de idade, há 15 anos foi operada por abdômen agudo com ressecção de cisto ovariano roto e massa em intestino delgado, cujo exame anatomopatológico evidenciou GIST de alto grau, de margens comprometidas, com índice mitótico de 61/50 CGA e c-KIT positivo. Após 6 meses, foi submetida a enterectomia para ampliação das margens, porém, verificou-se ausência de neoplasia. Dois anos depois removeu-se metástase peritonial do tumor na pelve à esquerda, sendo confirmado GIST de alto grau, com índice mitótico de 20/20 CGA, c-KIT positivo, Ki-67 positivo difuso, que foi tratado com Imatinibe por 6 anos. Onze anos depois da primeira operação, foram evidenciadas imagens de implantes peritonais que regrediram quase totalmente com retorno ao Imatinibe. Quatorze anos depois da primeira cirurgia persistia apenas uma lesão metastática à direita do recesso retouterino, com dimensões de 4,1 x 2,9 cm. Quinze anos após o primeiro diagnóstico, realizou-se ressecção R0 dessa lesão de 6,0 x 3,5 x 2,0 cm, cujo exame imuno-histoquímico mostrou DOG-1 positivo difuso, c-KIT positivo difuso e Ki-67 positivo mas inferior a 5% das células. A paciente encontra-se assintomática em uso de Imatinibe 400 mg/dia.

Discussão

Na literatura médica a média de idade no momento do diagnóstico é de 59 anos enquanto que a paciente do caso apresentava 28 anos de idade na ocasião, e a recorrência costuma acontecer aos 22 meses tal como no caso apresentado. Na doença metastática, a sobrevida esperada é inferior a dez anos, porém, o caso teve evolução favorável mas incomum, sendo o tumor ainda sensível ao Imatinibe.

Palavras Chave

GIST
c-KIT
Ki67
Imatinibe
Metástase

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

RAINA CATERINA COELHO ARRAIS, Bárbara FERNANDES Nadaleto, Filipe de Pádua Brito Figueiredo Almeida, Heloisa Davanso de Souza, Carlos Haruo Arasaki