Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL EDUCACIONAL EM VIDEO SOBRE INTUBAÇAO E CRICOTIREOIDOSTOMIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Objetivo

A pandemia de SARS-CoV-2, iniciada em 2019, trouxe desafios à medicina que implicaram em adaptações e mudanças rápidas. Diversos profissionais de saúde de todo o mundo sentiram a necessidade de compartilhar conhecimentos e técnicas com o intuito de otimizar o gerenciamento da doença. Nesse contexto, foram produzidos dois vídeos educacionais sobre traqueostomia e cricotireoidostomia, através de uma rede de alunos, residentes e professores da Escola Paulista de Medicina, visando a disseminação da correta técnica destes procedimentos, minimizar casos de iatrogenia e possíveis contaminações das equipes. Descreveremos, nesse projeto, o processo de produção desse material.

Método

A produção dos vídeos ocorreu através de etapas organizadas e sequenciais, iniciadas pelo desenvolvimento do roteiro pelos professores, descrevendo os procedimentos e possibilitando a preparação, pelos alunos, da organização do dia de gravação. Este processo envolveu a separação dos materiais necessários, tais como câmeras e microfones e agendamentos como o de sala do Centro de Habilidades da Escola Paulista de Medicina, contendo manequins e materiais necessários. No dia de filmagem, foi realizada a obtenção das imagens, com auxílio de toda a rede de alunos, residentes e professores, em dois ângulos de câmera para cada procedimento. Foi realizada também a gravação de áudio explicativo de todo o procedimento. Assim, prosseguimos para a finalização do material, com montagem dos vídeos pelos softwares Adobe Premiere CC 2019 e Adobe After Effects CC 2019 e tratamento do áudio pelo software Adobe Audition CC 2019. Com os materiais prontos, a última etapa consistiu no upload para YouTube, em parceria com o canal do Voluntariado da Escola Paulista de Medicina (http://www.youtube.com/c/VoluntariadoEPM) e posterior divulgação para diversos grupos médicos.

Resultados

Os dois vídeos somados apresentaram mais de 8 mil visualizações, contando acessos diretos via YouTube, canais do Voluntariado-EPM, divulgações pelos sites da Prefeitura de São Paulo (prefeitura.sp.gov.br), da SPDM (spdm.org.br) e do site viaaereadificil.com.br, além de cerca de 2 mil compartilhamentos via mensagens de WhatsApp. A duração média de visualização foi de no mínimo 80% da duração total do vídeo, além da origem da reprodução vir de diversos estados do Brasil.

Conclusões

O trabalho de construção em rede unindo alunos, residentes e professores, além da metodologia organizacional da produção descrita, foram de boa penetração no público proposto, refletindo a eficácia do método e, possivelmente, contribuindo para a redução dos riscos dos procedimentos.

Palavras Chave

COVID-19, vídeo, traqueostomia, cricotireoidostomia, educação médica.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriel Amaral Zenardi, Pedro de Mesquita Junqueira, Tales Marins Maciel Batista, Natália Borges Cardin, Cláudia Lütke, Luiz Hirotoshi Ota, Aécio Flávio Teixeira de Góis, João Aléssio Juliano Perfeito