Dados do Trabalho


Título

CICATRIZAÇAO DE ULCERA VENOSA APOS TERMOBLAÇAO POR RADIOFRENCIA

Introdução

A insuficiência venosa crônica caracteriza-se por um quadro de hipertensão venosa em membro inferior, podendo resultar na formação de varizes, eczema de estase, dermatite ocre e úlcera venosa. As úlceras ativas representam o grau máximo da insuficiência venosa, prejudicando a qualidade de vida do paciente e dificultando sua atividade laboral. A cicatrização da úlcera venosa representa um desafio para o cirurgião vascular.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 42 anos, chega ao nosso serviço referindo dor em membro inferior esquerdo e presença de ulcera ativa e episódios de sangramentos local. Ao exame: varizes CEAP 6. Ulcera rasa, com bordas cianóticas, com estigmas de insuficiência venosa crônica. Realizado ultrassom doppler venoso de veias ilíacas que não demonstrou síndrome de compressão venosa. O ultrassom doppler venoso dos membros inferiores identificou insuficiência completa da veia safena magna esquerda. Devido ao quadro avançado de insuficiência venosa, optou-se por tratamento termoablativo com cateter ClosureFast. Uma semana após o procedimento, o controle ultrassonográfico demonstrou oclusão da veia safena magna esquerda. Trinta dias após o tratamento termoablativo, houve cicatrização completa da ulcera venosa em membro inferior esquerdo.

Discussão

Objetivo: Relatar um caso de cicatrização de úlcera venosa de estase após termoablação por radiofrequência.
Conclusão: A termoablação por radiofrequência é eficaz no processo de cicatrização da úlcera venosa de estase

Palavras Chave

ULCERA VENOSA - TRATAMENTO POR TERMOABLASÃO POR RADIOFREQUÊNCIA

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNILAGO - São Paulo - Brasil

Autores

Isabelle Santiago Silva, Giovanna Ceola Ferreira, Sthefano Atique Gabriel, Gabrielle Santiago Silva, Ana Flavia Ribeiro Francisco, Matheus Galassi Defendi, Cyndi Silva Moura, Karina Yamamoto