Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CIRURGICO DA ACALASIA ESOFAGICA

Introdução

A acalasia do esófago é um distúrbio primário da motilidade do esôfago, caracterizada pela ausência de peristalse no órgão e pelo relaxamento parcial ou total ao nível do esfíncter esofágico inferior (EEI) em resposta à deglutição. Consequentemente ocorre uma obstrução funcional na junção gastroesofageana, a qual produz comprometimento do esvaziamento esofageano. Trata-se de uma doença de começo insidioso e na qual a maioria dos pacientes podem experimentar disfagia de progressão lenta tanto para sólidos como para líquidos, regurgitação dor torácica e perda de peso.

Relato de Caso

R.F.H, paciente feminina de 57 anos a qual presentou disfagia severa há um ano, com piora acentuada no ultimo mês associado a episódios de emese. Refere antecedente de câncer de mama há 14 anos realizando-se esvaziamento axilar, sem outras comorbidades. Fez uso de bromoprida, ondansetrona e domperidona sem melhora significativa da sintomatologia. Foi solicitada endoscopia digestiva alta (EDA) a qual foi normal. Esofagomanometria que reportou aperistalse, amplitude media distal de 18,4 mmHg (normal >30 e <180), EEI com pressão media de repouso de 46,18. Foi proposto tratamento cirúrgico com miotomia esofágica de Heller associada a fundoplicatura de Dor por robô. A paciente evoluiu sem complicações no pós-operatório, tolerando dieta e sem outras queixas.

Discussão

Trata-se de uma doença rara de origem desconhecida, a qual ocorre com igual frequência em homens e mulheres, com pico entre os 30 e 60 e em países endêmicos para da doença de Chagas, como o Brasil, a prevalência pode aumentar. O diagnostico da acalasia do esófago é primeiro sugerido pelo quadro clinico porem, deve ser investigado com EDA para descartar pseudo-acalasia, Esofagograma com bário é um teste complementar para delinear o esvaziamento esofágico e mostrar a anatomia. Finalmente a Esofagomanometria para confirmar o diagnostico. Em quanto ao tratamento, a miotomia minimamente invasiva associada a fundoplicatutra de Dor é considerada o tratamento cirúrgico padrão para a acalasia sintomática, sendo a assistida por robô uma opção mais segura e efetiva. Diminui não só a incidência de refluxo gastresofágico pós-operatório, senão também traz consigo uma redução nas complicações intraoperatorias.

Palavras Chave

Acalasia, Esofago, miotomia, fundoplicatura

Área

ESÔFAGO

Instituições

PUCRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Mateo Vernaza, Mateo Vernaza, Gabriel Rondon, Gabriel Rondon, Lucieny Furtado, Lucieny Furtado, Fernando Madureira, Fernando Madureira