Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDÓCRINO DE CECO: UM RELATO DE CASO.

Introdução

As células neuroendócrinas estão por todo o corpo e, dessa forma, as neoplasias neuroendócrinas (NENs) podem surgir em diferentes órgãos com diferentes perfis de produção hormonal. Os sítios primários mais frequentes são trato gastrointestinal (TGI) (62-67%) e pulmão (22-27%). No TGI, a incidência média anual é de 6,09 casos por 100.000 habitantes, tendo a taxa de diagnósticos crescido nos últimos anos devido o aumento de procedimentos endoscópicos. A relevância deste relato é tratar de uma neoplasia rara, cujos estudos abrangendo seus diferentes cenários são escassos. Objetivou-se assim expor o caso de um paciente atendido no Hospital Alberto Cavalcanti em Belo Horizonte - MG.

Relato de Caso

L.F.S., masculino, 60 anos, hipertenso, apendicectomia prévia, sem história familiar de neoplasias. Iniciou quadro de constipação intestinal e dores abdominais durante um mês, tendo procurado o serviço de urgência após três dias de distensão e dor abdominal, sem evacuações, eliminando flatos. Ao exame: abdome globoso, distendido, hipertimpânico, doloroso à palpação, sem ruídos hidroaéreos. À sondagem nasogástrica houve drenagem de secreção biliosa, com alívio parcial dos sintomas.
Tomografia computadorizada revelou “massa ao nível do ceco associada a distensão do intestino delgado, possivelmente relacionada a semi-obstrução intestinal, sendo neoplasia primária a principal hipótese”. Optou-se então por abordagem cirúrgica de urgência.
Durante o procedimento foi visualizada grande massa de aspecto neoplásico no ceco, aderida ao retroperitônio e íleo terminal, comprometendo a válvula ileocecal com área fibrótica em omento. Realizada ileocolectomia direita com anastomose primária mecânica e biópsia de omento, sendo necessária nova reabordagem cirúrgica no quinto dia pós-operatório por deiscência anastomótica, com confecção de ileostomia terminal e fístula mucosa de ceco.
A análise anatomopatológica revelou tratar-se de um carcinoma neuroendócrino (CNE) ulcerado e invasor de 7,5cm em seu maior eixo, com metástase em cinco de onze linfonodos regionais e omento. Porém a imuno-histoquímica (IHQ) identificou expressão de cromogranina e sinaptofisina nas células tumorais, com índice de proliferação <1%, corroborando para o diagnóstico definitivo de tumor neuroendócrino grau 1

Discussão

O caso descrito difere das apresentações mais frequentes dos tumores neuroendócrinos (TNEs) por ser tumor de crescimento rápido, obstrutivo e em topografia cecal. Em geral, trata-se de neoplasia incidental no TGI, com crescimento lento, mais comum em intestino delgado. Também não houve sintomatologia de síndrome carcinóide por funcionamento metabólico do tumor, encontrada em 3 a 5% dos casos.
Destaca-se também que a nova terminologia e classificação das NENs pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diferenciando os TNEs dos CNEs ainda geram divergência entre especialistas. Conforme demonstrado, o diagnóstico definitivo e análise da gravidade do tumor só foram possíveis após estudo IHQ.

Palavras Chave

Tumores neuroendocrinos. Coloproctologia. Tumor de ceco.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL ALBERTO CAVALCANTI - Minas Gerais - Brasil

Autores

AMANDA MACHADO FERREIRA, CHRISTIANE DIVA VENEROSO, FERNANDO AUGUSTO JANUARIO MENEZES, NAJILA AELIDA OLIVEIRA VIANA, RAFAEL BRUNO DA SILVEIRA ALVES, YUJI XAVIER ETO