Dados do Trabalho


Título

A EFICACIA DA ANGIOTOMOGRAFIA E DA ABORDAGEM ENDOVASCULAR NO MANEJO DO ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL

Introdução

O Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) consiste na dilatação de um segmento da artéria, sendo uma importante causa de mortalidade. Essa grave condição tem sua incidência mais elevada em pacientes do sexo masculino e em idade mais avançada.

Relato de Caso

Paciente feminina, 65 anos, com histórico de hipertensão arterial, diabetes e doença aterosclerótica difusa grave refere queixa de lombalgia e pulsatilidade em abdome. Foi submetida à Angiotomografia de Aorta Abdominal e Artérias Ilíacas que confirmou a presença de Aneurisma de Aorta Abdominal, com diâmetro transverso de 78 x 72mm, com fixação proximal imediatamente acima de artéria mesentérica superior, e distal na região distal das artérias ilíacas comuns. O risco de ruptura do aneurisma, de vida e cirúrgico foram fatores considerados que levaram à opção pelo tratamento endovascular do AAA, através de endoprótese aorto-biilíaca, que excluiu o aneurisma, tendo sido feito acesso por punção bilateral femoral.

Discussão

A abordagem endovascular do Aneurisma de Aorta Abdominal se configura como um método minimamente invasivo e sua realização é capaz de ocasionar a prevenção da ruptura do aneurisma, bem como o prolongamento da vida do paciente. O risco de ruptura de AAA atinge taxas de 50% em casos de AAA com diâmetros maiores de 8cm. Desta forma, foi feita a opção por tratamento endovascular para paciente. A Angiotomografia é exame fundamental na programação pré-operatória, planejamento cirúrgico e no acompanhamento pós-operatório que, atualmente, também pode ser feito também por Ecocolordoppler arterial.

Palavras Chave

ANEURISMA DE AORTA ABDOMINAL
ABORDAGEM ENDOVASCULAR

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Evandro Cezar Cianflone Filho, Paulo Eduardo Ocke Reis, Lucas Natã Lessa e Silva, Cássio Destefani Lopes Lopes, Jan-Peter Correia Sousa Périssé, Pedro Henrique de Morais Luvizotto, Tainara Torres Da Costa