Dados do Trabalho


Título

CONTEXTO DAS SUPRARRENALECTOMAIS UNILATERAIS POR CARATER DE ATENDIMENTO NO BRASIL

Objetivo

Suprarrenalectomia ou adrenalectomia unilateral é um procedimento cirúrgico que consiste na ressecção cirúrgica de uma das glândulas suprarrenais, sendo indicada para o tratamento de doenças primárias das adrenais, a exemplo do feocromocitoma, carcinoma e do adenoma produtor de aldosterona.Avanços tecnológicos nos métodos de imagem permitiram um aumento de diagnósticos edetecção de tumores adrenais, o que elevou o número de procedimentos realizados, bem como do montante gasto para a relização desses. O presente trabalho visa analisar e correlacionar criticamente as internações, valor total gasto, dias totais de permanência e média de dias de permanência nas suprarrenalectomias unilaterais no Brasil.

Método

Trata-se de um estudo epidemiológico executado por meio de inquérito no DATASUS (SIH/SUS), em que os dados consultados se referiam ao Brasil, no período 2009 a 2019. A estatística foi analisada por meio da plataforma Vassarstats (Vassar College, USA), cujo p<0.01 foi considerado significativo.

Resultados

O número de internações para a realização de Suprarrenalectomia Unilateral no Brasil somou um total de2607 durante o período estudado, dos quais aproximadamente 75% foram realizadas eletivamente e aproximadamente 25% em caráter de urgência. Foram observadas correlações estatísticas significativas para um maior média de internações, valor total gasto e média do total de dias de permanência para as cirurgias eletivas (p<0.01). No entanto, ao se observar a relação entre as médias do valor total gasto e do número de dias de internação, foi encontrado um maior valor significativo para as cirurgias realizadas em caráter de urgência (p<0.01). Outrossim, a média de dias de permanência no período estudado, foram também superiores nas cirurgias realizadas em caráter de urgência e ao se considerar todas as regiões brasileiras (p<0.01).

Conclusões

A partir dessa análise, observa-se que a suprarrenalectomia unilateral em caráter eletivo é responsável por um maior média de internações, dias de permanência e valor total gasto. Todavia, pode-se atribuir à suprarrenalectomia em caráter de urgência uma maior média de valor gasto por internamento e uma maior média de dias de permanência. Nesse contexto infere-se que apesar da maior média de gasto absoluto nas suprarrenalectomias eletivas, a cirurgia de urgência preconiza um maior gasto individual, em razão celeridade do processo, ou maior gasto com medidas de estabilização do paciente, assim como uma maior chance de incidentes pós-operatórios, em suma devido ao maior período de internação.Por conseguinte, necessitam-se novos trabalhos a cerca de temática, a fim de esclarecer essa disparidade, bem como políticas públicas que visem amenizar o impacto econômico desse procedimento.

Palavras Chave

Suprarrenalectomia, Urgência, Epidemiologia

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Benjamim Messias Souza Filho, Pedro Igor de Moura Souza, João Henrique Fonseca Nascimento, Andrea Karen Araújo Mascarenhas Oliveira Bastos, Monique Magnavita Borba da Fonseca Cerqueira, Bernardo Fernandes Canedo, André Gusmão Cunhas, André Bouzas Andrade