Dados do Trabalho


Título

ENTERORRAGIA POR DIVERTICULO DE MECKEL

Introdução

O divertículo de Meckel é a malformação congênita mais frequente do trato gastrointestinal, ocorrendo em 2% da população em geral. Geralmente é assintomático e encontrado incidentalmente. No entanto, o risco de complicações ao longo da vida é de 4-40%. Neste relato, descrevemos um caso com achados clínicos e investigação por exames complementares de imagem que nos levaram cogitar o diagnóstico de divertículo de Meckel e realizar uma descrição das incidências e principais complicações.

Relato de Caso

Mulher, 20 anos, deu entrada no pronto socorro com queixa de diarreia enegrecida e fétida há 1 dia, associado a dor abdominal leve difusa, tipo cólica. Nega episódios anteriores, perdas ponderais e alterações do hábito intestinal prévias.
Ao exame, em regular estado geral, descorada +1/+4, desidratada, afebril e normocardica. Em toque retal, presença de melena e fezes amolecidas em ampola retal.
Realizado exames laboratoriais e investigação de hemorragia digestiva alta, como diagnóstico diferencial, com indicação de Endoscopia Digestiva Alta, não evidenciado alterações.
Optado por internação e investigação de provável hemorragia digestiva baixa, sendo realizado Tomografia Computadorizada (TC) de abdome e pelve contrastado, sem alterações e colonoscopia, evidenciado resíduos hemáticos por todo cólon e íleo, não encontrado foco de sangramento ativo.
Evoluiu no terceiro dia de internação com instabilidade clínica e queda de hemoglobina, sendo indicado Laparotomia Exploradora.
No intraoperatório, evidenciado à 40 cm da válvula ileocecal (VIC), divertículo de Meckel. Realizado enterectomia segmentar, aproximadamente 15 cm, e enterro-enteroanastomose lateral posterior manual. Encaminhado segmento para anatomia patológica.

Discussão

A descrição do divertículo de origem de Meckel ocorreu em 1809 por Johann Friedrich Meckel, é uma malformação congênita mais comumente encontrada do trato gastrointestinal, sendo mais frequente no sexo masculino.
Pode ser assintomático ou um achado intraoperatório, ou menos frequentes, sintomáticas cursando com sangramento gastrointestinal, oclusão intestinal ou diverticulite.
Sua localização é variável, distância média do divertículo à VIC está diretamente relacionada à idade, geralmente é encontrado a 100 cm da VIC, com uma distância máxima relatada de 180 cm.
O diagnóstico por TC é citado na literatura como pouco frequente e ineficaz, sendo a cintilografia com tecnécio radioativo (99 mTc) uma opção diagnóstica com sensibilidade de 90% em crianças e 46% em adultos, porém restrita aos divertículos que apresentam mucosa gástrica ectópica associada.
As abordagens, são definidas conforme confirmação dos estudos de imagem e de acordo com quadro clínico.
Conclui-se, de forma que, o diagnóstico pré-operatório é difícil e singular, pois é uma condição rara que pode imitar outras causas de abdome agudo e se apresenta inespecificamente na maioria dos exames de imagem, a opção de abordagem, foi eficaz ao relato, trazendo em suma, benefícios a esta paciente.

Palavras Chave

Divetículo de Meckel; Divertículo ileal; Peritonite; Abdômen agudo

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS - São Paulo - Brasil

Autores

WENDY DO CARMO AGUIAR, CIRO CARNEIRO MEDEIROS, IGOR ARANTES GOES, CHRISTIAN BORNIA MATTAVELLI, ANTONIO HENRIQUE REBOLHO BATISTA DA SILVA