Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DA INSUFICIENCIA DA VEIA SAFENA MAGNA CEAP 05 COM TERMOABLAÇAO POR RADIOFREQUENCIA

Introdução

A insuficiência venosa crônica (IVC) avançada constitui uma importante causa de afastamento do trabalho e aposentadoria precoce por invalidez. A presença de dermatite ocre, lipodermatoesclerose, eczema e úlcera de estase podem dificultar o tratamento cirúrgico convencional, sendo necessário optar por uma técnica minimamente invasiva.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 36 anos, portador de IVC CEAP 05, com insuficiência de veia safena magna desde terço médio da perna até crossa, em ambos os membros inferiores, ao ultrassom Doppler. Antecedentes: Fratura antiga parcialmente consolidada em fíbula direita e fratura consolidada em tíbia direita. Cicatriz extensa em coxa direita por acidente com caco de vidro. Optou-se pela Termoablação com Radiofrequência. Em ambos os membros inferiores, foi realizada punção VSM guiada por ultrassom, em terço proximal de perna, e passagem de introdutor de 7Fr. O cateter Closure Fast foi posicionado até 2 cm de distância da junção safeno-femoral e, após intumescimento de compartimento safeno, foi realizada a termoablação da VSF a 120°C à cada 7 cm com a retração do cateter Closure Fast. Após termoablação foi realizado controle ultrassonográfico que evidenciou perviedade e compressibilidade do sistema venoso profundo e oclusão da veia safena magna em ambos os membros inferiores. Não houve trombose venosa profunda e a VSM em ambos os membros inferiores mantêm-se ocluídas ao controle ultrassonográfico de 7 dias e 30 dias.

Discussão

A termoablação com radiofrequência constitui um procedimento pouco invasivo para o tratamento da IVC, com baixa dificuldade técnica em sua execução e baixo risco de complicações como infecção, lesões nervosas e trombose venosa profunda. Estudos recentes ressaltam a termoablação com radiofrequência o tratamento de escolha para IVC avançada (CEAP 4,5 e 6) com taxas de oclusão da veia safena magna superiores a outras técnicas pouco invasivas, como termoablação com laser ou escleroterapia com polidocanol.

Palavras Chave

INSUFICIENCIA DA VEIA SAFENA MAGNA - CEAP 05 - TERMOABLAÇAO POR RADIOFREQUENCIA

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Unilago - São Paulo - Brasil

Autores

Isabelle Santiago Silva, Sthefano Atique Gabriel, Gabrielle Santiago Silva, Paula Garbin, Guilherme Lima Favaro, Icaro Sbardelotto Perin, Amabile Ribeiro Valereto, Giovanna Ceola Ferreira