Dados do Trabalho


Título

"I WORKSHOP DO CHOQUE E TRAUMA - WORKCHOQUE" UM EVENTO PARA ABORDAGEM DE TEMATICAS EMERGENCISTAS COM PARCERIA DO CAPITULO BAIANO DO COLEGIO BRASILEIRO DE CIRURGIOES

Objetivo

É notório que o choque, o trauma e o trânsito, além dos índices de morbimortalidade associados a essas ocorrências,configuram-se como importante fator de impacto epidemiológico, sendo imprescindível para a comunidade médica criar momentos para discussão dessa situação e seus desfechos na saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010 o Brasil registrou 7952 óbitos por traumas relacionados ao trânsito, enquanto em 2016 esse número reduziu para 5773. Todavia, essa diminuição ainda está consideravelmente aquém da meta das Nações Unidas (ONU), que visa redução dos óbitos pelo trânsito em 50% até 2021, nesta perspectiva, é confirmada mais uma vez a importância da discussão da traumatologia do trânsito no Brasil e sua correlação direta com a síndrome do Choque Circulatório.

Método

A Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica – Liga do Trauma (LAMIC-LT) realizou em maio de 2019, em vista do Maio Amarelo, o WORKCHOQUE – I Workshop do Choque e Trauma, em parceria com o Capítulo Baiano do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-Ba),apoiados pela Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC), Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT).

Resultados

Como forma de aprimorar as discussões sobre choque circulatório e trauma no contexto do trânsito, o evento foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, com múltiplas atividades. Promoveu-se no dia 24, encontro de abertura com a presença de acadêmicos de Medicina da Bahia, bem como membros da diretoria do CBC-BA, ABLAC-BA e da SBAIT, tratando sobre a importância dos temas abordados, bem como o papel proeminente das sociedades médicas na discussão dos mesmos. Na sequência, foram apresentados trabalhos científicos na modalidade pôster, avaliados por membros da comissão científica do evento. No dia 25, realizaram-se minicursos em parcerias com Ligas Acadêmicas de escolas de medicina diversas, versando sobre assuntos fulcrais para o tema, como atendimento inicial ao politraumatizado, procedimentos essenciais no choque, suporte básico de vida e imagenologia no trauma. Seguiram-se apresentações na modalidade oral, mais uma vez avaliadas por comissão científica. Por fim, apresentações de importantes membros das sociedades parceiras, que palestraram sobre temas atuais e cruciais da prática médica, relacionada ao choque e ao trauma, assim como promulgou-se falas, por parte dos estudantes, com profundas reflexões sobre os temas dos dois dias.

Conclusões

O WORKCHOQUE – I Workshop do Choque e Trauma se mostrou um profícuo evento à comunidade médica baiana, uma vez que promoveu discussões e atualizações sobre importante tema que é o choque circulatório e suas reflexos no trauma e trânsito. Para além, o evento promoveu integração de diferentes sociedades médicas em prol do mesmo tema, além de ser ambiente de protagonismo estudantil e troca de experiências, que de fato, contribuíram para a formação da nova geração de médicos.

Palavras Chave

Trauma, Choque, Educação em Saúde, Emergência

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Benjamim Messias de Souza Filho, João Henrique Fonseca do Nascimento, William Miguel, Adriano Tito Souza Vieira, Luciano Coni Costa, Marcio Rivison Silva Cruz, André Gusmão Cunhas, André Bouzas de Andrade