Dados do Trabalho


Título

REMOÇAO DA BANDA GASTRICA APOS BYPASS EM Y DE ROUX: UMA ANALISE DE 28 CASOS

Objetivo

Avaliar os efeitos da remoção da banda gástrica em pacientes submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux com colocação de banda gástrica.

Método

Foram analisados 28 pacientes neste estudo retrospectivo e observacional. Foram coletadas informações clínicas sobre qualidade de vida, humor, atividade física além de sintomas gastrointestinais como náusea, disfagia, dor epigástrica e pirose. Os dados foram analisados ​​como média e mediana.

Resultados

A amostra foi composta por 92,9% de mulheres, com média de idade de 44 anos, com média de 129,7 meses entre a cirurgia bariátrica e a remoção do anel gástrico. Dos 81,3% dos pacientes que apresentavam sintomas gastrointestinais, apenas 6,4% permaneceram sintomáticos. O número de pacientes com humor depressivo diminuiu frequentemente, de 43,9% para 6,3% — ou seja, 93,7%. Antes da cirurgia, 82% dos pacientes apresentavam qualidade de vida autorreferida ruim ou muito ruim, em contraste com 100% dos pacientes que apresentavam remoção de banda gástrica boa ou muito boa qualidade de vida. Além disso, observou-se um aumento de 31,3% para 62,5% no número de pacientes praticando atividade física regularmente.

Conclusões

A remoção da banda gástrica proporciona uma melhor qualidade de vida geral, com hábitos mais saudáveis ​​e menos sintomas. Mais estudos comparativos com amostras mais altas são necessários.

Palavras Chave

Bypass Gástrico; Banda Gástrica; Obesidade; Qualidade de Vida.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Gastrocirurgia de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ray Costa Portela, Gabriel Firmino Ferreira, Ítalo Nunes Vieira, Leandra dos Reis Nunes, Anna Lecticia Martins de Araujo Carvalho, Orlando Pereira Faria, Silvia Leite Faria