Dados do Trabalho


Título

HERNIA DE PETERSEN APOS BYPASS GASTRICO EM Y DE ROUX: UMA ANALISE DE 33 CASOS

Objetivo

Avaliar as características clínicas de 33 indivíduos que desenvolveram Hérnia de Petersen após cirurgia bariátrica.

Método

Foram analisados 33 pacientes nesse estudo retrospectivo e observacional. Foram coletadas informações clínicas sobre o peso, IMC, gravidez, atividade física, abdominoplastia, viagem prolongada e cirurgias realizadas após a gastroplastia. Os dados foram apresentados como média ou mediana.

Resultados

A amostra compreendeu 87,5% de mulheres, com média de idade de 47,81 anos. O período entre cirurgia bariátrica e correção cirúrgica da Hérnia de Petersen foi, em média, de 60 meses. No período entre a realização do bypass gástrico em Y de Roux e o tratamento cirúrgico da Hérnia de Petersen; 33% dos pacientes foram submetidos à abdominoplastia, 40% das pacientes tiveram ao menos uma gravidez, 36,4% foram submetidos à colecistectomia, 28,6% dos pacientes tiveram viagens prolongadas (acima de 4h) com tempo médio de 14,75 horas para viagens de carro e 10,29 horas para de viagens de avião.

Conclusões

Além do não fechamento do espaço de Petersen, outros fatores de risco podem estar associados a Hérnia de Petersen como gravidez, abdominoplastia, viagens prolongadas, realização de novos procedimentos cirúrgicos, sugerindo que o aumento da pressão intra-abdominal possa ter um papel fundamental no desenvolvimento da hérnia. Estudos comparativos e com poder amostral maior são necessários.

Palavras Chave

Bypass Gástrico; Hérnia de Petersen; Fatores de Risco; Obesidade.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Gastrocirurgia de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Ray Costa Portela, Gabriel Firmino Ferreira, Ítalo Nunes Vieira, Leandra dos Reis Nunes, Anna Lecticia Martins de Araujo Carvalho, Orlando Pereira Faria, Silvia Leite Faria