Dados do Trabalho


Título

HÉRNIA INTERNA DE CÓLON SIGMÓIDE EM PACIENTE SEM CIRURGIA ABDOMINAL PRÉVIA: RELATO DE CASO

Introdução

Define-se como hérnia interna a protrusão de uma víscera através da abertura anormal ou normal do peritônio ou mesentério, dentro dos limites da cavidade peritoneal. Tem baixa incidência geral, sendo responsável por 0,9% dos casos de obstrução intestinal mecânica.

Relato de Caso

Paciente masculino, 75 anos, sem história de comorbidades e de cirurgias prévias, admitido com queixa de dor abdominal tipo cólica, hiporexia, náuseas e parada da eliminação de flatos e fezes há 2 dias. Relatou hábito intestinal prévio normal e perda ponderal de 4kg nos últimos meses. Ao exame físico, encontrava-se com abdome semidistendido, doloroso à palpação profunda e sem sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais com hemoglobina de 14,4g/dL, hematócrito de 44,5%, leucócitos de 12200 mm³ (2% de bastões). Tomografia de abdome sem contraste com imagem sugestiva de rotação anormal de cólon esquerdo, podendo corresponder a hérnia interna, com ausência de gases e fezes no colón sigmoide e reto, sendo indicada laparotomia exploradora. Achado operatório de cólon sigmoide redundante aderido à flexura esplênica, passando por anel de omento maior, com isquemia segmentar de 20cm à 25cm da transição retossigmóide. Realizada a lise da aderência do omento com liberação do segmento isquêmico, liberação do cólon esquerdo, flexura esplênica e sigmoidectomia parcial de 25 cm com colostomia a Mikulicz. O paciente evoluiu bem no pós-operatório, tolerando bem a dieta progressivamente, recebeu alta sem intercorrências clínicas e com programação ambulatorial para reconstrução de trânsito.

Discussão

A hérnia interna geralmente ocorre em pacientes com história de cirurgia abdominal prévia, porém é um diagnóstico possível em indivíduos sem cirurgias prévias. O caso descrito evidencia um paciente de 75 anos, sem história de comorbidades e de cirurgia abdominal prévia. A hérnia interna é uma das causas de abdome agudo obstrutivo, portando deve-se ter em mente que mesmo em pacientes sem cirurgia abdominal prévia, o diagnóstico é possível e deve ser precoce, com indicação imediata de laparotomia exploradora. Esse ato visa diminuir as complicações pós-operatórias graves, como isquemia intestinal, necrose e perfuração, além de diminuir a morbimortalidade pós-operatória.

Palavras Chave

Hernia. Hernia interna. Abdome agudo obstrutivo.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HUGO - Hospital de Urgências de Goiânia - Goiás - Brasil

Autores

Ana Lydia de Araújo Nabuth, Gabriel Amorim de Brito, Mateus Quaresma Mendonça, Diogo Calvão Collus, Diogo Lima Prudente, Luciano Batista Martins, Raphael Sales Nogueira Amorim Canedo, Debora Amorim de Brito