Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIA DA REALIZAÇAO DO EXTENDED FOCUSED ASSESMENT WITH SONOGRAPHY FOR TRAUMA (EFAST) REALIZADO PELA EQUIPE DE CIRURGIA GERAL E DO TRAUMA NO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP

Objetivo

Relatar a experiência, sensibilidade, especificidade e pontos de erro diagnóstico do eFAST realizado na sala de trauma por não-radiologistas como recurso Point of Care na tomada de decisão do paciente politraumatizado. Apresentar situações que dificultam e até mesmo impossibilitem a realização de um exame acurado.

Método

Estudo descritivo retrospectivo realizado com informações de banco dados alimentado dados do atendimento na sala de emergência cirúrgica do HCFMUSP. Foram coletados dados de atendimentos realizados entre set/2019 a fev/2020 que possuíam eFAST realizado por algum membro habilitado não-radiologista da equipe médica de atendimento, não-radiologista. O eFAST foi realizado conforme preconizado pelo ATLS. Foram utilizadas as seguintes variáveis: sexo, IMC médio, mecanismo de trauma, FC e PAS. Os exames foram correlacionados com os métodos de controle padrão, definidos como Tomografia Computadorizada (TC) e/ou achados intraoperatórios. O eFAST foi considerado corretamente positivo quando a TCCI evidenciava presença de líquido livre intraperitoneal, e/ou achados de pneumotórax e/ou hemotórax. Foram excluídos os casos com evolução para óbito que não realizaram TC ou abordagem cirúrgica. O cálculo de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia.

Resultados

Durante o período de coleta de dados foram realizados 74 exames eFAST, sendo 19 pacientes do sexo feminino e 55 do sexo masculino. O mecanismo de trauma contuso foi associado a 67 pacientes enquanto trauma penetrante associou-se a 7 casos. Dos 74 pacientes foram excluídos do estudo 6 casos: 4 excluídos por ausência de obtenção de alguma das janelas padronizadas e 3 pacientes que evoluíram a óbito e não foram submetidos a TC ou abordagem cirúrgica. Foram submetidos a análise estatística 68 exames de eFAST. Em relação ao exame eFAST completo os dados encontrados foram: sensibilidade 43,75% (7/16); especificidade 92,31% (48/58); VPP 63,64% (7/11); VPN 84,21% (48/57) e acurácia 80,88% (55/68). Quando analisadas isoladamente as 3 janelas abdominais (hepatorrenal, esplenorrenal e pelve) os dados foram: sensibilidade 83,33% (10/12); especificidade 98,21% (55/56); VPP 90,91% (10/11) e acurácia 95,59% (65/68). A análise isolada das 4 janelas torácicas (2 ápices e 2 bases pulmonares) demonstrou o seguinte resultado: sensibilidade 46,67% (7/15); especificidade 92,45% (49/53); VPP 63,64% (7/11); VPN 85,96% (49/57) e acurácia de 82,35% (56/68).

Conclusões

Observamos que os examinadores do nosso serviço têm sensibilidade, especificidade e acurácia altos quando é realizada a avaliação do abdome, no entanto, as janelas torácicas deixam a desejar em termos de sensibilidade provavelmente devido a pouca experiência da equipe neste cenário. A realização do eFAST deverá ser estimulada e a capacitação adequada realizada para manter os resultados do pontos de vista abdominal e melhorar os resultados em relação as janelas torácicas.

Palavras Chave

eFAST; ultrassonografia point-of-care; POCUS; trauma; ultrassom.

Área

TRAUMA

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Jones Pessoa dos Santos Junior, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, Thiago Ianner Silva, Vitor Marcondes Ramos, Danila Gomes, Jeammy Andrea Perez Parra, Henrique Simonsen Lunardelli, Edivaldo Massazo Utiyama