Dados do Trabalho


Título

MANEJO VIDEOLAPAROSCOPICO DA HERNIA DIAFRAGMATICA TRAUMATICA: SERIE DE 2 CASOS

Introdução


Trauma penetrante são responsáveis por 67% das injurias diafragmáticas.
A incidência varia geograficamente. Nos EUA as lesões diafragmáticas associadas ao trauma penetrante toracoabdominal são de 11% a 19%, com aumento de até 30% para ferimento arma branca e 60% para ferimento por arma de fogo, considerando o hemitórax esquerdo.
São lesões de difícil diagnóstico, visto que os pacientes permanecem na maioria das vezes estáveis e apresentam exames de imagem sem alterações.
Guidelines e sociedades de cirurgia do trauma recomendam diagnóstico laparoscópico para suspeitas de lesões diafragmaticas, principamalmente no trauma toraco abdominal.
A decisão sobre videolaparoscopia ou cirurgia aberta dependem de múltiplos fatores como lesões associadas, experiência do cirurgião, história de cirurgias abdominais prévias.
Neste trabalho vamos apresentar dois relatos de ferimento de arma branca em região tóracoabdominal, com lesão diafragmática traumática, com abordagem e manejo por videolaparoscopia.

Relato de Caso

Os pacientes foram atendidos no Hospital Santa Casa de Vinhedo, no ano de 2020, pela equipe do trauma.
No atendimento inicial foram identificadas múltiplas lesões tóraco abdominal, realizado drenagem de tórax devido hemopneumotorax, e estabilização do paciente.
Optado por videolaparoscopia diagnóstica por suspeita de lesão de diafragma, que nao havia sido visualizada em exame de imagem.
Realizado correção da hernia diafragmatica traumática por videolaparoscopia e de demais lesões, sem intercorrências.
Ambos pacientes evoluiram bem após tratamento cirúrgico.

Discussão

Em paciente estável com exame fisico abdominal inocente a intervenção laparoscópica pode ser concomitantemente diagnóstica e terapêutica, evitando aumento da morbimortalidade, diminuição do tempo de internação e de custos hospitalares.
A morbidade geral associada à lesão diafragmática varia de 30 a 68% e está relacionada à presença de lesões associadas.
A laparoscopia tem uma sensibilidade 88% e especificidade de 100% em diagnostico de lesões diafragmáticas.
Pacientes que sofrem trauma contuso têm maiores taxas de complicações (60%) em comparação com aqueles que sofrem de trauma penetrante (40%).

Palavras Chave

FAB, trauma diafragmatico, ferimento toracoabdominal, videolaparoscopia

Área

TRAUMA

Instituições

hospital irmaos penteados - São Paulo - Brasil

Autores

bruno monteiro tavares pereira, alcir escocia dorigatti, juliana paula horiuchi, cecilia araujo mendes, rafael de oliveira, nathacia bernardo chimello, raissa jose de frança araujo, marilia fassina ribeiro pinto