Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO DUODENAL POR SINDROME DE BOUVERET: RELATO DE CASOS EM HOSPITAL SECUNDARIO EM SAO PAULO

Introdução

A Síndrome de Bouveret é uma condição rara que consiste na obstrução duodenal ou gástrica distal por cálculo biliar, através de uma fístula colecistoduodenal ou colecistogástrica. O objetivo deste trabalho é contribuir com a literatura ao descrever a abordagem na fase aguda de dois casos dessa síndrome no Hospital Estadual de Franco da Rocha.

Relato de Caso

V.N.F., feminino, 73 anos, deu entrada, em junho de 2018, com quadro de dor em hipocôndrio direito (HCD) e vômitos há cinco dias. Tomografia Computadorizada (TC) com contraste evidenciou imagem sugestiva de cálculo impactado na primeira porção duodenal, sendo indicada Laparotomia Exploradora (LE). No inventário da cavidade havia bloqueio em topografia de vesícula biliar (VB) com estômago e duodeno, e cálculo com cerca de 10 cm em estômago distal. Optado por gastrostomia, sendo evidenciada fístula colecistogástrica na região antral, retirando-se cálculo que promovia oclusão pilórica.
U.O., masculino, 70 anos, apresentou em abril de 2019 vômitos e dor em epigástrio e HCD, além de parada de evacuação há três dias. Realizada TC com contraste que evidenciou imagens sugestivas de cálculos com pequenos focos gasosos de permeio, possivelmente comunicando-se com primeira porção duodenal, discreta aerobilia e dilatação gástrica. Indicada LE, em que se observou bloqueio em topografia de VB, com cálculo palpável de 8 cm, que foi retirado por gastrostomia, sendo, em seguida, verificada fístula colecistoduodenal, com outro cálculo de 5 cm, que promovia a oclusão duodenal, o qual foi posteriormente retirado.

Discussão

As fístulas bilioentéricas são complicações incomuns em portadores de colelitíase, tendo incidência de 3-5% nesses pacientes. As fístulas mais frequentes, quanto à localização, são: colecistoduodenal (77-90%), colecistocolônica (8-26,5%), coledocoduodenal (5%) e colecistogástrica (2%). A etiologia das fístulas pode ser explicada por um processo inflamatório da VB, que, por contiguidade, acomete o outro órgão, como também por necrose de pressão pelo cálculo.
Os sintomas são inespecíficos e similares a qualquer doença biliar crônica. O diagnóstico pode ser inferido pelo exame radiológico simples, embasado na Tríade de Rigler, que ocorre em 40-50% dos casos, e que se caracteriza por alças dilatadas e nível hidroaéreo, presença de gás nas vias biliares e litíase biliar ectópica. A TC apresenta bons resultados para o diagnóstico dessa patologia, sendo mais evidente a aerobilia. Na fase aguda, o tratamento visa remover o cálculo obstrutivo. Nos casos relatados, optou-se pela não realização da colecistectomia e reparação da fístula, devido ao intenso processo inflamatório local, além do contexto de emergência, a fim de diminuir o tempo cirúrgico, mortalidade e complicações.

Palavras Chave

Vias Biliares. Obstrução Duodenal. Fístulas Bilioentéricas. Síndrome de Bouveret.

Área

VIAS BILIARES

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL DR. ALBANO DA FRANCA ROCHA SOBRINHO - São Paulo - Brasil

Autores

VICTOR MACEDO MACHADO FREIRE, STEPHANI DA COSTA E SOUSA FREIRE DA SILVA, KARLA TERUMI DE OLIVEIRA OKU, ALEXANDRE SHINITI SASSATANI, JOSÉ GUSTAVO PARREIRA, JOSÉ CÉSAR ASSEF, CAROLINI DO NASCIMENTO SANTANA