Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CONSERVADOR DE PNEUMATOSE INTESTINAL ASSOCIADA A RETROPNEUMOPERITONEO APOS QUIMIOTERAPIA: RELATO DE CASO

Introdução

A pneumatose intestinal (PI) é caracterizada pela presença de gás nas camadas mucosa, submucosa e/ou subserosa, acometendo qualquer porção do trato gastrointestinal distal ao esôfago. Na sua forma primária, o paciente é tipicamente assintomático. Na secundária, pode ocorrer devido doenças gastrointestinais, infecções respiratórias, imunossupressão, entre outras.

Relato de Caso

Mulher, 35 anos, com leucemia linfoblástica aguda B comum, interna em um hospital quaternário de Belo Horizonte - MG, para realização de quimioterapia com citarabina e mercaptopurina. Realiza tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve para controle de quadro ginecológico prévio. Nesse contexto, a equipe da cirurgia geral é acionada. A TC evidenciava extensa PI comprometendo o ceco, cólon ascendente e os terços proximal e médio do cólon transverso e focos de retropneumoperitôneo. A paciente queixava dor abdominal leve e diarreia, ambos em melhora. Negava náusea, vômitos, febre e hiporexia. Sinais vitais estáveis, abdome flácido, indolor e sem irritação peritoneal. Sem alterações laboratoriais. Foi optado por antibioticoterapia venosa com ceftriaxone 1 g de 12/12 h e metronidazol 500 mg de 8/8 h por 8 dias, exame físico seriado, suspensão da dieta e da quimioterapia. Manteve estabilidade clinica, sendo liberada dieta no dia seguinte. Realizou TC de controle dentro de 8 dias: evidenciava redução da PI e dos focos de retropneumoperitôneo. Retomou o esquema de quimioterapia 9 dias após. Evoluindo sem intercorrências.

Discussão

A PI é uma condição rara. Os sintomas mais comuns envolvem dor e distensão abdominal, diarréia ou constipação. Teorias foram levantadas para explicar sua origem. Na teoria bacteriana, a pneumatose seria fruto da produção de gás por bactérias que penetrariam a camada submucosa através de defeitos na mucosa. A teoria bioquímica advoga que o aumento da pressão intraluminal, pelo excesso de hidrogênio produzido pela fermentação bacteriana, pressionaria a mucosa e permitiria a difusão do gás à submucosa. Na teoria mecânica, uma quebra na integridade da mucosa associada a fenômenos de aumento da pressão intraluminal, como procedimentos endoscópicos, permitiria entrada de gás na parede intestinal. Vários agentes antineoplasicos foram associados a PI. A citarabina e mercaptopurina, da classe dos antimetabólitos, agem bloqueando a síntese de DNA, gerando um efeito citotóxico que pode lesar o epitélio intestinal e estar envolvido na patogênese da PI. O diagnóstico é realizado com base na anamnese e exame físico, sendo por vezes necessário exame de imagem. Pacientes com elevação do lactato sérico, pH <7,3, diminuição do bicarbonato e aumento da creatinina, podem necessitar de abordagem cirúrgica. O tratamento conservador por meio de dieta, antibioticoterapia e a oxigenoterapia são direcionados aos assintomáticos. O tratamento cirúrgico torna-se mandatório quando complicações como perfuração, intussuscepção e sangramentos estão presentes, ou na falha do tratamento conservador.

Palavras Chave

PNEUMATOSE INTESTINAL; RETROPNEUMOPERITONEO; QUIMIOTERAPIA; LEUCEMIA

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

PAULA RODRIGUES SAMPAIO, VITORIA MIKAELLY DA SILVA GOMES, DANIEL ALVES FREITAS, CAMILA TEIXEIRA CASTELAN, IGOR CAIO ALFENA ARAKAKI