Dados do Trabalho


Título

HEPATECTOMIA NÃO REGRADA V/VI LAPAROSCÓPICA

Introdução

A cirurgia hepática laparoscópica é cada vez mais utilizada no mundo, sendo uma opção segura e eficiente quando realizada por cirurgiões experientes em centros especializados. A escolha da videolaparoscopia tem impacto no desfecho do paciente quando levado em consideração aspectos como avaliação pré-operatória, anatomia, métodos de controle do sangramento, métodos de transecção do parênquima hepático e equipamentos disponíveis. Neste relato trazemos uma hepatectomia realizada por laparoscopia.

Relato de Caso

Paciente do gênero masculino, 70 anos, com diagnostico de neoplasia de bexiga em 2016, submetido a múltiplas ressecções transuretrais de bexiga e próstata e realização de esquema de BCG intravesical, encaminhado ao nosso serviço por nódulos hepático de 4x2cm em segmento VI do fígado durante TC de re-estadiamento. Foi realizada RNM de abdome superior, mostrando na região subcapsular do segmento hepático VI uma lesão hipervascular com washout, medindo cerca de 4,4 cm. Paciente apresentava dosagem de alfa-fetoproteína de 1,71 ng/mL, sendo realizada biópsia da lesão, confirmando diagnóstico de carcinoma hepatocelular. Paciente sem evidência de metástase em estadimento, sendo indicada hepatectomia não regrada dos segmentos V/VI videolaparoscópica. Cirurgia realizada sem intercorrências com margens de ressecção livres. Foi realizada Manobra de Hemi-Pringle direito com tempo total de 90 minutos de oclusão do pedículo portal. Paciente teve sangramento intraoperatório estimado de 1000mL e necessidade de transfusão de 1 concentrado de hemácias. Paciente evoluiu sem intercorrências no pós-operatório (PO), recebendo alta da UTI no 2ºPO e alta hospitalar no 4ºPO. O resultado anatomopatologico da peça mostrou um carcinoma hepatocelular moderadamente diferenciado (grau III de Edmondson-Steiner) de padrão trabeculado. Margens cirúrgicas foram livres de comprometimento neoplásico. Está em seguimento ambulatorial, com boa evolução.

Discussão

No Consenso de Morioka, apesar de se recomendar mais estudos de alta qualidade, já é reconhecido o amplo emprego da laparoscopia em hepatectomias menores. Nestas ressecções, a laparoscopia está associada a menores índices de complicações pós-operatórias e a alta hospitalar mais precoce quando comparada com a via aberta. Estudos na literatura também sugerem a factibilidade da abordagem laparoscópica em hepatectomias por hepatocarcinoma, com baixos índices de complicações e mortalidade pós-operatórias.

Palavras Chave

Hepatectomia
Videolaparoscopia

Área

FÍGADO

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Raphael Leonardo Cunha de Araújo, Heloisa Davanso de Souza, Filipe de Pádua Brito de Figueiredo Almeida, Fabrício Infanti, Daniel Kitayama Shiraiwa, Carlos Toshinori Maeda, Gaspar De Jesus Lopes Filho, Marcelo Moura Linhares