Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PIOMIOSITE TROPICAL EM PACIENTE DIABETICO

Introdução

A piomiosite tropical é uma infecção primária, bacteriana, infrequente, supurativa, típica de países tropicais, que acomete um ou mais grupos musculares ricamente vascularizados.5 Inicialmente, suas manifestações são leves e inespecíficas, o que dificulta o diagnóstico. Uma das causas dessa enfermidade é a imunossupressão de pacientes acima de 30 anos do sexo masculino (indivíduos com diabetes mellitus, uso de corticoide e portadores de HIV). O diagnóstico é realizado pela soma de histórica clínica, exame físico e exames de imagem como raio x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. O tratamento preconizado é drenagem cirúrgica do abscesso e antibioticoterapia dependendo do resultado de culturas. O objetivo desse estudo é relatar um quadro atípico de abscesso sem presença de febre, além do paciente em questão não estar dentro da faixa etária mais comum.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 59 anos, diabético e hipertenso, desenvolveu abscesso de músculo ileopsoas esquerdo após internação prévia por abscesso de membro superior esquerdo devido medicação endovenosa. Paciente referia lombalgia, sendo o abscesso um achado de imagem (ressonância magnética). Não apresentava febre no dia da internação. Realizada drenagem cirúrgica e antibioticoterapia como tratamento, evoluindo com melhora do quadro geral, porém, manteve-se internado no hospital com espondilocistite de vértebras lombares L4 e L5 einfecção do trato urinário por Klebsiella sp.

Discussão

Piomiosite tropical é uma doença rara, associada com imunodeficiências e trauma muscular prévio. O caso do paciente evidencia um perfil epidemiológico distinto, fora da faixa etária comum e sem febre, marcador geralmente associado à doença. O diagnóstico precoce da piomiosite tropical é fundamental para instituição do tratamento adequado e o controle das complicações.

Palavras Chave

Abscesso muscular; piomiosite tropical; músculo ileopsoas; Staphylococus aureus.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Santa Casa de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Gervino Carlessi, Rafael Luis Luporini, Marcel Arouca Domeniconi, Luiz Gabriel Milanez Ronchi, Luiz Sergio Milanez Ronchi, Willian Tatsuya Taji