Dados do Trabalho


Título

DRENAGEM BILIAR PERCUTANEA COMO ALTERNATIVA NO TUMOR DE KLATSKIN, UM RELATO DE CASO.

Introdução

O Colangiocarcinoma Peri-hilar ou Tumor de Klatskin é um tumor maligno que acomete os canais biliares do corpo humano. É um tumor raro que acomete a confluência entre os ductos hepático direito e esquerdo, porção hilar do fígado, dai seu nome de colangiocarcinoma hilar.
Trata-se de um tumor de diagnostico precoce difícil devido a clinica inicial leve e inespecífico e muitas vezes silenciosa.
A icterícia é o achado mais frequente e pode vir associado com outros achados menos frequentes como: dor abdominal, acolha fecal, perda de peso, mal estar, inapetência, etc. Seu diagnostico é suspeitado nos achados do exame fisico e exames laboratoriais de rotina de perfil hepático. Os exames de imagem são essenciais para se determinar a localização e a extensão.O tratamento cirúrgico com ressecção é o tratamento de escolha para aumentar a sobrevida dos pacientes. No entanto, pacientes com tumores irressecáveis precisam utilizar métodos alternativos “paliativos” para controle dos sintomas clínicos. Uma alternativa é a drenagem percutânea transparieto-hepática. O objetivo deste estudo é relatar um quadro de tumor de Klatskin no qual, foi feito tratamento com a drenagem biliar percutânea.

Relato de Caso

T.A.F, sexo feminino, 60 anos, procedente de São Carlos-SP, procurou assistência médica com quadro de icterícia, acolia fecal, distensão e dor abdominal. Foi solicitado colangioressonacia magnética, que evidenciou presença de lesão expansiva comprimindo e envolvendo o terço superior do colédoco, ducto hepático comum e confluências dos ductos hepáticos direito e esquerdo intra hepático. Terço médio, inferior de colédoco e ducto de Wirsung com calibres e sinais normais.
Seus exames laboratoriais pré-operatórios, apresentava-se com acentuada hiperbilirrubnemia de caráter obstrutivo (BT: 22,58 e BD: 16,83), GGT:1.516.
Indicada a cirurgia, foi levada a laparotomia exploradora com incisão subcostal direita, verificou-se a presença de massa em região de hilo hepático com invasão para veia porta, contraindicando a ressecção. Visto o caso de irressecabidade uma das condutas é a drenagem externa. O que foi feito no presente caso.
Optou-se, então, por fazer uma derivação externa com dilatação da região afetada (drenagem biliar percutânea (DBP).

Discussão

Existem defensores e críticos da drenagem biliar de rotina nos pacientes com obstrução das vias biliares para pacientes com indicações, até os meios de descompressão ainda são debatidos.Obstrução biliar em pacientes com Tumor de Klatskin tem sido associada com mortalidade pós-operatória aumentada e descompressão resultou em diminuição. No entanto, tal procedimento aumenta-se os riscos de complicações infecciosas, disseminação do tumor e atraso no tratamento. Concluímos portanto, que o caso em questão mostrou a efetividade da DBP uma vez que não foi possível realizar a ressecção do tumor do paciente, sendo optado somente pela punção percutânea trans-hepática com derivação e dilatação da área afetada, com melhora clínica e laboratorial importante.

Palavras Chave

Tumor de klatskin
Colangiocarcinoma
Peri-hilar
Drenagem biliar

Área

VIAS BILIARES

Instituições

SANTA CASA DE SÃO CARLOS - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL LUIS LUPORINI, LUIZ SERGIO MILANEZ RONCHI, VINICIUS LANZA RIZZO, EDILSON SERAPHIM ABRANTES , MARCEL AROUCA DOMENICONI, MARCYA ALEXANDRA COSTA RESTIER GONÇALVES , WINY SANCHES OGURA , LUIZ GABRIEL MILANEZ RONCHI