Dados do Trabalho


Título

Pâncreas Divisum como causa de hiperamilasemia assintomática: relato de caso

Introdução

A anomalia pancreática congênita mais comum denominada Pâncreas Divisum (PD) possui incidência de aproximadamente 7% na população geral. Desse percentual, 95% são assintomáticos, enquanto os outros 5% apresentam manifestações clínicas inespecíficas, como dor abdominal, pancreatite e Diabetes Mellitus (DM). A hiperamilasemia e a hiperlipasemia são os achados laboratoriais mais comuns no PD, podendo estar presente em aproximadamente 18,5% dos pacientes.

Relato de Caso

Masculino, 75 anos, com antecedentes pessoais de coronariopatia, constipação intestinal, ansiedade, neuropatia diabética e DM, em uso de hipoglicemiantes orais e insulinodependente. Apresenta-se assintomático em consulta, trazendo exames gerais de rotina, com achado incidental de hiperamilasemia. Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral, abdome indolor à palpação superficial e profunda, sem sinais de peritonite. Ultrassonografia (US) de abdome: colecistectomia. Solicitadas tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) de abdome com colangio com achados de PD, sem dilatação das vias biliares e pancreática. Novas dosagens de amilase e lipase foram solicitadas, sendo mantidos seus aumentos. Marcadores tumorais negativos.

Discussão

O PD constitui uma variante anatômica rara e de difícil diagnóstico definitivo; na maioria dos casos, define-se como assintomática (>95%), sendo seu diagnóstico um achado incidental. Quando sintomática, há maior associação com a pancreatite aguda recorrente. O diagnóstico diferencial das malformações pancreáticas se constitui através de exames de imagem, em sua maioria, através da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e colangiopancreatografia por RM, que têm maior concordância no diagnóstico de malformações bileopancreática congênitas em cerca de 70%. Nesses casos, o diagnóstico dificilmente é feito por TC de abdômen devido à limitação em delimitar e analisar os canais pancreáticos. Na associação PD, hiperlipasemia e hiperamilasemia em paciente assintomáticos, foi encontrado que mais da metade desses pacientes com elevação das enzimas pancreáticas e alteração de alguma anormalidade pancreática está com forte associação para PD.

Palavras Chave

Pâncreas Divisum, hiperamilasemia, hiperlipasemia, anomalia congênita, assintomática, mal formações

Área

PÂNCREAS

Instituições

Faculdade Ceres (Faceres) - São Paulo - Brasil

Autores

Lisandra Datysgeld da Silva, Lindolpho Dezan de Souza, Raphael Raphe, Camila Maria Malnarcic, Jessica Terribele, Myka Paloma Antunes Ferreira Mascarenhas , Elisa Bosquiroli Brandalize, Natassia Alberice Anselmo